quinta-feira, 9 de abril de 2015

COMO DIFERENCIAR ESTILOS DE APRENDIZAGEM

A aprendizagem e as inteligências múltiplas


Ana Lúcia Hennemann Jul/2012
       Gardner afirma que a Inteligência não é uma propriedade única da mente humana, mas a interação entre as competências diversas – as inteligências. Cada competência tem sua própria história de desenvolvimento e é relativamente independente das outras. Contudo, as competências não desenvolvidas ficam inertes e cada uma é vulnerável e pode ser prejudicada por traumas ou ferimentos em áreas específicas do cérebro. Para este autor existem as seguintes inteligências:

O professor deve ter a competência de proporcionar atividades que contemplem todas as inteligências fazendo com que o aluno possa aperfeiçoar-se naquilo que já tem de melhor, mas ao mesmo tempo fazer um resgate deste indivíduo proporcionando-lhe o vivenciar de todas as inteligências e eis algumas dicas...

Como estimular a habilidade linguística para a aprendizagem

- Contar histórias
- Discutir sobre o assunto
- Escrever histórias, narrativas
- Entrevistar
- Fazer quebra-cabeças de palavras, jogos de soletração
- Integrar redação e leitura com outras áreas de assuntos
- Produzir, editar e supervisionar revista ou jornal da escola

Como estimular a habilidade lógico-matemática para a aprendizagem:

-  Estimular a resolução de problemas e jogos matemáticos
 - Trabalhar com interpretação de dados
 - Utilizar experimentos práticos e previsões
- Integrar organização e matemática em outras áreas curriculares
- Possibilitar a realização das coisas passo a passo
- Usar raciocínio dedutivo
- Empregar computadores na resolução de tarefas


Como estimular a habilidade corporal cinestésica para a aprendizagem:

Imagem: site Diárioweb
- integrar o movimento em todas as áreas do currículo
-usar a dança, o movimento, os jogos e as técnicas manipulativas para aprender
- fazer mudanças na sala a intervalos frequentes
-relacionar movimentos aos conteúdos de estudo
- empregar modelos, máquinas, artesanato
- usar o corpo para se concentrar e relaxar
- fazer viagens
- utilizar teatro, papéis 

Como estimular a habilidade visual-espacial para a aprendizagem:

- Utilizar figuras para aprender
-  fazer atividades visuais
-  assistir a vídeos ou criar seus próprios 
-  utilizar estímulos periféricos nas paredes

-  utilizar mímica
- mudar de lugar na sala a fim de obter perspectivas diferentes
-  utilizar fluxogramas, cartogramas, gráficos e mapas e salientar com cor

Como estimular a habilidade musical para a aprendizagem:










- aprender através de canções, de poemas com rima completa
- usar concertos ativos e passivos para a aprendizagem
- escrever música
- integrar música com assuntos de outras áreas
- usar música para relaxar
- fazer imagens/figuras com música
- compor música no computador

Como estimular a habilidade interpessoal para a aprendizagem:

- Desenvolver atividades de cooperação tutelar ou orientar os outros
- fazer diversos intervalos para socializar conhecimentos
- trabalhar em equipes
- promover debates e discussões.
- ter festas e celebrações de aprendizagem
- utilizar atividades do tipo “pesquisa de pessoas” em que cada um precisa fazer perguntas e ter as respostas dos outros

Como estimular a habilidade intrapessoal ou intuitiva para a aprendizagem:
- Ter conversas pessoais de “coração para coração”
- usar atividades de crescimento pessoal para romper bloqueios à aprendizagem
- investigar atividades
- reservar tempo para reflexão interior: “pense e ouça”
- fazer estudo independente - ouvir sua intuição
- discutir, refletir ou escrever o que vivenciou e como se sentiu
- permitir a individuação
- fazer diários de história pessoal – histórias da família
- assumir o controle da própria aprendizagem
- Ensinar afirmações pessoais
- ensinar questionando- quem? Quando?

 Como estimular a habilidade naturalista para a aprendizagem:
- Viajar para conhecer os diferentes ecossistemas
- Plantar, colher e produzir alimentos
- Cuidar de animais
- Garimpar e consumir produtos ecológicos ou orgânicos
- Pesquisar e preparar receitas naturalistas

Como estimular a habilidade espiritual para a aprendizagem:
- Colaborar com ONGs
-  Participar de retiros espirituais
- Organizar campanhas solidárias
- Aprender a ver o ponto de vista do outro.
- Pesquisar e respeitar as diferentes religiões

A aprendizagem é uma combinação de 3 fatores:
Como você capta as informações - aprendiz visual, auditivo, sinestético  ou tátil.
Como você organiza e processa as informações - quer seja ou não com dominância cerebral.
Condições para a compreender e a armazenar as informações que está aprendendo - emocional, social, física e ambiental.
E dentro de sua sala de aula poderá ter alunos que possuem diferentes formas de aprender:

Fica a dica:
Todas as pessoas possuem todas as Inteligências, com desenvolvimentos diferenciados.
É possível aprender um mesmo conceito de diferentes formas inteligentes.
O professor precisa valorizar todas as Inteligências e aprender a trabalhar com elas nas atividades de aprendizagem.

REFERÊNCIAS:
ANTUNES, Celso, Jogos para estimulação das múltiplas inteligências. Petropólis: Vozes, 1998.
_________como desenvolver conteúdos explorando as inteligências múltiplas. Petrópolis: Vozes,2001.
GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas:a teoria na prática. Trad. de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre:Artes Médicas, 1995.


Ana Lúcia Hennemann Jul/2012
       Gardner afirma que a Inteligência não é uma propriedade única da mente humana, mas a interação entre as competências diversas – as inteligências. Cada competência tem sua própria história de desenvolvimento e é relativamente independente das outras. Contudo, as competências não desenvolvidas ficam inertes e cada uma é vulnerável e pode ser prejudicada por traumas ou ferimentos em áreas específicas do cérebro. Para este autor existem as seguintes inteligências:

O professor deve ter a competência de proporcionar atividades que contemplem todas as inteligências fazendo com que o aluno possa aperfeiçoar-se naquilo que já tem de melhor, mas ao mesmo tempo fazer um resgate deste indivíduo proporcionando-lhe o vivenciar de todas as inteligências e eis algumas dicas...

Como estimular a habilidade linguística para a aprendizagem

- Contar histórias
- Discutir sobre o assunto
- Escrever histórias, narrativas
- Entrevistar
- Fazer quebra-cabeças de palavras, jogos de soletração
- Integrar redação e leitura com outras áreas de assuntos
- Produzir, editar e supervisionar revista ou jornal da escola

Como estimular a habilidade lógico-matemática para a aprendizagem:

-  Estimular a resolução de problemas e jogos matemáticos
 - Trabalhar com interpretação de dados
 - Utilizar experimentos práticos e previsões
- Integrar organização e matemática em outras áreas curriculares
- Possibilitar a realização das coisas passo a passo
- Usar raciocínio dedutivo
- Empregar computadores na resolução de tarefas


Como estimular a habilidade corporal cinestésica para a aprendizagem:

Imagem: site Diárioweb
- integrar o movimento em todas as áreas do currículo
-usar a dança, o movimento, os jogos e as técnicas manipulativas para aprender
- fazer mudanças na sala a intervalos frequentes
-relacionar movimentos aos conteúdos de estudo
- empregar modelos, máquinas, artesanato
- usar o corpo para se concentrar e relaxar
- fazer viagens
- utilizar teatro, papéis 

Como estimular a habilidade visual-espacial para a aprendizagem:

- Utilizar figuras para aprender
-  fazer atividades visuais
-  assistir a vídeos ou criar seus próprios 
-  utilizar estímulos periféricos nas paredes

-  utilizar mímica
- mudar de lugar na sala a fim de obter perspectivas diferentes
-  utilizar fluxogramas, cartogramas, gráficos e mapas e salientar com cor

Como estimular a habilidade musical para a aprendizagem:










- aprender através de canções, de poemas com rima completa
- usar concertos ativos e passivos para a aprendizagem
- escrever música
- integrar música com assuntos de outras áreas
- usar música para relaxar
- fazer imagens/figuras com música
- compor música no computador

Como estimular a habilidade interpessoal para a aprendizagem:

- Desenvolver atividades de cooperação tutelar ou orientar os outros
- fazer diversos intervalos para socializar conhecimentos
- trabalhar em equipes
- promover debates e discussões.
- ter festas e celebrações de aprendizagem
- utilizar atividades do tipo “pesquisa de pessoas” em que cada um precisa fazer perguntas e ter as respostas dos outros

Como estimular a habilidade intrapessoal ou intuitiva para a aprendizagem:
- Ter conversas pessoais de “coração para coração”
- usar atividades de crescimento pessoal para romper bloqueios à aprendizagem
- investigar atividades
- reservar tempo para reflexão interior: “pense e ouça”
- fazer estudo independente - ouvir sua intuição
- discutir, refletir ou escrever o que vivenciou e como se sentiu
- permitir a individuação
- fazer diários de história pessoal – histórias da família
- assumir o controle da própria aprendizagem
- Ensinar afirmações pessoais
- ensinar questionando- quem? Quando?

 Como estimular a habilidade naturalista para a aprendizagem:
- Viajar para conhecer os diferentes ecossistemas
- Plantar, colher e produzir alimentos
- Cuidar de animais
- Garimpar e consumir produtos ecológicos ou orgânicos
- Pesquisar e preparar receitas naturalistas

Como estimular a habilidade espiritual para a aprendizagem:
- Colaborar com ONGs
-  Participar de retiros espirituais
- Organizar campanhas solidárias
- Aprender a ver o ponto de vista do outro.
- Pesquisar e respeitar as diferentes religiões

A aprendizagem é uma combinação de 3 fatores:
Como você capta as informações - aprendiz visual, auditivo, sinestético  ou tátil.
Como você organiza e processa as informações - quer seja ou não com dominância cerebral.
Condições para a compreender e a armazenar as informações que está aprendendo - emocional, social, física e ambiental.
E dentro de sua sala de aula poderá ter alunos que possuem diferentes formas de aprender:

Fica a dica:
Todas as pessoas possuem todas as Inteligências, com desenvolvimentos diferenciados.
É possível aprender um mesmo conceito de diferentes formas inteligentes.
O professor precisa valorizar todas as Inteligências e aprender a trabalhar com elas nas atividades de aprendizagem.

REFERÊNCIAS:
ANTUNES, Celso, Jogos para estimulação das múltiplas inteligências. Petropólis: Vozes, 1998.
_________como desenvolver conteúdos explorando as inteligências múltiplas. Petrópolis: Vozes,2001.
GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas:a teoria na prática. Trad. de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre:Artes Médicas, 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário