strutura Curricular
MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINO | COMPONENTE CURRICULAR | TEMA |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | História | Comunicação indígena |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ampliar a compreensão sobre a cultura indígena.
Conhecer alguns costumes e hábitos dos índios no Brasil.
Emitir sua opinião sobre a importância da preservação dos povos indígenas.
Respeitar as manifestações culturais indígenas.
Aprender a valorizar a cultura indígena.
Promover conscientização dos alunos a respeito da desigualdade racial.
Conhecer alguns costumes e hábitos dos índios no Brasil.
Emitir sua opinião sobre a importância da preservação dos povos indígenas.
Respeitar as manifestações culturais indígenas.
Aprender a valorizar a cultura indígena.
Promover conscientização dos alunos a respeito da desigualdade racial.
Duração das atividades
5 Aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor, esta aula pretende contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação. Para tanto, alfabetização precisa abarcar o conceito de letramento, que tem como objeto de aprendizagem os aspectos sociais da língua escrita. Nesse sentido, é importante que o professor valorize e acolha a bagagem cultural diversificada que seus alunos construíram ao longo de suas vivências. Além disso, é importante trabalhar com temas que sejam significativos para eles, pois, dessa forma, haverá maior possibilidade do aluno se interessar pelos conteúdos propostos.
Sugere-se que essas aulas sejam desenvolvidas com alunos a partir do 3º ano do ensino fundamental em virtude dos recursos e estratégias utilizados.
Sugere-se que essas aulas sejam desenvolvidas com alunos a partir do 3º ano do ensino fundamental em virtude dos recursos e estratégias utilizados.
Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE 1:
1º Momento: Para introduzir o tema, escreva na lousa algumas palavras e diga aos alunos: “Hoje teremos um desafio. Vamos ver quem consegue responder o que significa essas palavras?!”
ABATI
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PUPUNHA
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UNA
|
AAURU
|
TUCUPI
|
AJUBÁ
|
BACURI
|
ACARÁ
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PEBA
|
BEIJU
|
ANDIRÁ
|
PIRANGÁ
|
CAMBUCI
|
ARAPUÁ
|
IRA
|
CUPUAÇU
|
CACIRA
|
GRAJAÚ
|
JAMBU
|
LAURARE
|
JERIMUM
|
MANIÇOBA
|
POTI
|
MEMBIRA
|
2º Momento: Anote todas as respostas dos alunos e solicite que se dividam em trios para pesquisarem o significado das palavras e confrontarem com os significados que eles anunciaram espontaneamente. Para essa pesquisa poderão utilizar seus notebooks do Projeto um Computador por Aluno e acessar o texto eletrônico: Conheça o significado de algumas palavras indígenas. Disponível em: http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2013/04/conheca-o-significado-de-algumas-palavras-indigenas. Acesso em 12 de novembro de 2013. Os alunos também poderão pesquisar em seus próprios dicionários, caso sua escola não participe do Projeto.
3º Momento: Ainda em trios oriente os alunos a construírem uma Carta Enigmática utilizando as palavras supracitadas que deverão ser remetidas a outro grupo para que a decifrem. Veja abaixo um exemplo de Carta Enigmática para mostrar aos alunos:
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiHAo5KiY_w4rhoKohywDTM7WKoXB4rjQH0XRHTdZF7uemtRtH9cOM6Qy-8O8yUcvd5fxClKyGiTeqe8oFpe1QPv0GsMamCRzfgawdYqf9cwSvX6J8ESmaqRcago3u0PZ2jWukgIJsMdc/s1600/Carta+enigm%25C3%25A1tica1.jpg. Acesso em 11 de novembro de 2013.
Sugestão ao Professor:
Para orientar os alunos a construírem a Carta Enigmática acesse os endereços abaixo:1) Modelos de Cartas Enigmáticas - Um bom recurso para Produções Textuais. Disponível em: http://construindonasalamultiespecial.blogspot.com.br/2013/03/modelos-de-cartas-enigmaticas-um-bom.html. Acesso em 11 de novembro de 2013.
2) NEVES, Lívia Fagundes. Carta enigmática, como trabalhar. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23183. Acesso em 11 de novembro de 2013.
3) ALMEIDA, Grazielle Tomaz de. Cartas Enigmáticas: estratégia lúdica para desenvolver a escrita. Disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25700. Acesso em 11 de novembro de 2013.
ATIVIDADE 2:
1º Momento: Convide os alunos para ouvirem a música “Todo Dia Era Dia de Índio”(Baby do Brasil). Vídeo do Youtube: Baby Sucessos - Todo Dia Era Dia De Índio.Duração: 7min45seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=XiehTd28P7E. Acesso em 10 de novembro de 2013.Fonte: Imagem da própria autora obtida a partir do site: http://www.youtube.com/watch?v=XiehTd28P7E. Acesso em 10 de novembro de 2013.
Todo Dia Era Dia de Índio (Baby do Brasil)
Curumim, chama Cunhatã
Que eu vou contar
Curumim, chama Cunhatã
Que eu vou contar
Todo dia era dia de índio
Todo dia era dia de índio
Curumim, Cunhatã
Cunhatã, Curumim
Antes que o homem aqui chegasse
Às Terras Brasileiras
Eram habitadas e amadas
Por mais de 3 milhões de índios
Proprietários felizes
Da Terra Brasilis
Pois todo dia era dia de índio
Todo dia era dia de índio
Mas agora eles só tem
O dia 19 de Abril
Mas agora eles só tem
O dia 19 de Abril
Amantes da natureza
Eles são incapazes
Com certeza
De maltratar uma fêmea
Ou de poluir o rio e o mar
Preservando o equilíbrio ecológico
Da terra, fauna e flora
Pois em sua glória, o índio
É o exemplo puro e perfeito
Próximo da harmonia
Da fraternidade e da alegria
Da alegria de viver!
Da alegria de viver!
E no entanto, hoje
O seu canto triste
É o lamento de uma raça que já foi muito feliz
Pois antigamente
Todo dia era dia de índio
Todo dia era dia de índio
Curumim, Cunhatã
Cunhatã, Curumim
Terêrê, oh yeah!
Terêreê ,oh!
Letra disponível em: http://letras.mus.br/baby-do-brasil/365271/. Acesso em 10 de novembro de 2013.
2º momento: Divida a turma em quatro grupos para que cada um deles comente um trecho da música, a saber:
Grupo 1: “Antes que o homem aqui chegasse, as Terras Brasileiras eram habitadas e amadas por mais de 3 milhões de índios, proprietários felizes da Terra Brasilis”
Grupo 2: “Amantes da natureza, eles são incapazes com certeza de maltratar uma fêmea ou de poluir o rio e o mar”
Grupo 3: “Pois em sua glória, o índio é o exemplo puro e perfeito próximo da harmonia, da fraternidade e da alegria”
Grupo 4: “E no entanto, hoje o seu canto triste é o lamento de uma raça que já foi muito feliz pois antigamente todo dia era dia de índio”
3º Momento: Após os comentários de cada grupo, abrir espaço para que os alunos possam também dar a sua contribuição. Em seguida, na roda de conversa, pergunte aos alunos se eles sabem que existe uma lei que exige que o conteúdo referente à História e Cultura Indígena deva ser trabalhado nas escolas. É a Lei no.11.645, publicada em10/03/2008. Informe a eles que os indígenas tiveram grande influência na cultura do nosso país, e por isso, é fundamental conhecermos sua história, bem como aprendermos a valorizá-la, respeitá-la e preservá-la.
Comentários ao Professor:
Para ampliar seus conhecimentos sobre a lei 11.645 e instrumentalizá-lo para trabalhar com os alunos o tema, acesse os seguintes endereços:QUEEN, Mariana. 10 passos para o ensino da história indígena. Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/cultura-indigena-624847.shtml. Acesso em 10 de novembro de 2013.
Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em 10 de novembro de 2013.
ATIVIDADE 3:
1º Momento: Convide os alunos para assistirem aos vídeos:1) ARARUNA - Marlui Miranda (Índios Brasileiros). wmv. Duração: 3min03seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=aGJ_MYzpgcg. Acesso em 10 de novembro de 2013.
Fonte: Imagem da própria autora obtida a partir do site: http://www.youtube.com/watch?v=aGJ_MYzpgcg. Acesso em 10 de novembro de 2013.
2) Marlui Miranda - Kworo Kango. Duração: 3min13seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hA8o22lLk64. Acesso em 10 de novembro de 2013.
Fonte: Imagem da própria autora obtida a partir do site: http://www.youtube.com/watch?v=hA8o22lLk64. Acesso em 10 de novembro de 2013.
2º Momento: Explore os vídeos com os alunos por meio das seguintes perguntas: O que o vídeo retrata? Vocês já ouviram uma música como essa? Vocês conhecem a compositora Marlui Miranda? Informe que se trata de uma artista cearense que procura, por meio de seu trabalho, preservar a música indígena. Questione o que os alunos sabem sobre a cultura indígena. Solicite a eles que falem palavras relacionadas aos sentimentos que as músicas lhes despertaram e registre na lousa tais palavras.
3º Momento: Em duplas,os alunos farão uma pesquisa sobre os instrumentos musicais indígenas utilizando seus notebooks do Projeto um Computador por Aluno e acessando o seguinte endereço:
GASPAR, Lúcia. Índios brasileiros, instrumentos musicais. Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar./index.php?option=com_content&view=article&id=937%3Aindios-brasileiros-instrumentos-musicais&catid=44%3Aletra-i&Itemid=1. Acesso em 10 de novembro de 2013.
4º Momento: Cada dupla deverá escolher um instrumento e confeccionar. Alguns instrumentos possíveis de serem confeccionados pelos alunos na escola são: chocalhos, tambores, reco-reco, apitos, pau-de-chuva, maracá, dentre outros. Para facilitar, o professor poderá propor a confecção com materiais reciclados, fazendo uma adaptação de tais instrumentos. Para isso, o professor já deverá ter providenciado os materiais a serem utilizados, a saber: sementes, cabo de vassoura, fita adesiva, tinta guache ou acrílica para colorir, garrafa pet, tubos de papel toalha, esponja de aço, grãos de arroz, papel cartão, dentre outros. Seguem abaixo algumas sugestões de como confeccionar alguns instrumentos musicais:
Faça um tacapu, o pau de chuva dos índios, e brinque de tribo indígena com a galera! Disponível em: http://www.recreio.com.br/faca-voce-mesmo/faca-um-tacapu-o-pau-de-chuva-dos-indios-e-brinque-de-tribo-indigena-com-a-galera. Acesso em 20 de novembro de 2013.
Confecção de instrumento musical: o maracá. Disponível em: http://brinquedoscomsucata.blogspot.com.br/2009/04/confeccao-de-instrumento-musical-o.html. Acesso em 20 de novembro de 2013.
Tarefa de casa:
Oriente os alunos a visitarem a biblioteca da escola ou do município e pegarem emprestado o livro O Guarani- Adaptação de Ruth Rocha para fazerem a leitura em casa ao longo da semana.
Fonte: http://skoob.s3.amazonaws.com/livros/86021/O_GUARANI_1265468062P.jpg. Acesso em 10 de novembro de 2013.
Após a leitura do livro os alunos responderão as seguintes perguntas para serem entregues ao professor:
1) Na história, os brancos e os índios travaram uma luta, por que vocês acham que isso aconteceu?
2) O índio Peri se apaixonou por Cecília, filha de um português. Vocês acham isso possível?
3) Na percepção de vocês pessoas de culturas diferentes podem se relacionar? Se sim, quais os benefícios da diversidade cultural?
4) Vocês sabem como índios e brancos se relacionam nos dias atuais?
Sugestão ao Professor:
Caso não encontre esse livro disponível em número suficiente para empréstimo, acesse o endereço abaixo e você encontrará algumas sugestões de livros de literatura sobre o tema:QUEEN, Mariana. 10 livros sobre histórias indígenas e o Folclore brasileiro. Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/10-livros-historias-indigenas-folclore-brasileiro-738413.shtml. Acesso em 10 de novembro de 2013.
ATIVIDADE 4:
1º Momento: Divida a turma em cinco grupos para que utilizem seus notebooks do Projeto Um Computador por Aluno para fazerem uma pesquisa sobre as Crianças indígenas no Brasil. Caso a escola não participe do Projeto, leve os alunos ao Laboratório de Informática, ou imprima os textos e reportagens para proceder com a atividade em sala de aula.Grupo 1: CARVALHO, Leandro. Cotidiano das Crianças indígenas. Disponível em: http://www.escolakids.com/cotidiano-das-criancas-indigenas.htm. Acesso em 10 de novembro de 2013.
Grupo 2: A criança indígena. Disponível em: http://www.educacional.com.br/reportagens/criancasdobrasil/crianca_indigena.asp. Acesso em 10 de novembro de 2013.
Grupo 3: FONSECA, Thais. Do que as crianças indígenas gostam de brincar? Pesquisadora dá exemplos. Disponível em:http://criancas.uol.com.br/novidades/2009/04/18/do-que-as-criancas-indigenas-gostam-de-brincar-pesquisadora-da-exemplos.jhtm. Acesso em 10 de novembro de 2013.
Grupo 4: Jeitos de Aprender. Disponível em: http://pibmirim.socioambiental.org/como-vivem/aprender. Acesso em 10 de novembro de 2013.
Grupo 5: Alimentação. Disponível em: http://pibmirim.socioambiental.org/como-vivem/alimentacao. Acesso em 10 de novembro de 2013.
2º Momento: Após essa busca inicial, solicite aos alunos que listem as informações que construíram em relação às crianças indígenas: principais costumes, moradia, alimentação, brincadeiras, dentre outros.
3º Momento: Solicite que os alunos montem um painel com imagens e principais informações construídas na pesquisa, sendo que cada grupo ficará responsável por informar sobre o que pesquisou, registrando por meio de palavras e imagens. Para isso, disponibilize: revistas para recorte, lápis de cor, caneta hidrocor, tesoura, cola, papel pardo.
4º Momento: Ao final da produção, abra um debate com a turma buscando sensibilizá-los sobre a importância do respeito e valorização à cultura indígena, bem como a necessidade da preservação dessa cultura.
Comentários ao Professor:
Para buscar outras sugestões de como orientar os alunos nessa pesquisa acesse o endereço abaixo:
NICOLIELO, Bruna. Crianças indígenas de ontem e hoje: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/criancas-indigenas-ontem-hoje-678556.shtml. Acesso em 10 de novembro de 2013.
5º Momento: Para fechar o tema, e provocar a reflexão sobre a importância do respeito à cultura indígena, e a preservação da floresta e dos animais, agende um dia para assistir com os alunos o filme Tainá. Filme e sinopse disponíveis em: http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-taina-uma-aventura-na-amazonia-nacional-online.html. Acesso em 10 de novembro de 2013.
Sinopse: Tainá (Eunice Baía), uma indiazinha de 8 anos, vive na Amazônia com seu velho e sábio avô Tigê, que lhe ensina as lendas e histórias de seu povo. Ao longo de aventuras cheias de peripécias, ela conhece o macaco Catu ao salvá-lo das garras de Shoba, um traficante de animais. Perseguida pela quadrilha, ela foge e acaba conhecendo a bióloga Isabel e seu filho Joninho (Caio Romei), um menino de dez anos que mora a contragosto na selva. Depois de um desentendimento inicial, o garoto consegue superar os limites de menino da cidade e ajuda Tainá a enfrentar os contrabandistas, que vendem animais para pesquisas genéticas no exterior. Juntos, os dois aprendem a lidar com os valores destes dois mundos: o da selva e o da cidade.
Sugestão ao Professor:
Professor oriente os alunos para que ao assistir ao filme, prestem atenção na convivência entre índios e brancos no Brasil e a situação dos mesmos nos dias atuais. Ao término da apresentação do vídeo, abra espaço aos alunos para que debatam sobre a convivência entre o índio e o branco, façam perguntas e comentem sobre as questões relativas à situação atual do Índio no Brasil e demais questões abordadas no filme. É importante aproveitar o momento para promover a conscientização dos alunos a respeito da desigualdade racial e valorização da cultura indígena.
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/8/8c/Tain%C3%A1_-_Uma_Aventura_na_Amaz%C3%B4nia.jpg. Acesso em 10 de novembro de 2013.
Recursos Complementares
AMPUDIA, Ricardo. O que (não) fazer no dia do índio. Disponível em: http://gestaoescolar.abril.com.br/aprendizagem/nao-fazer-dia-indio-cultura-indigena-624334.shtml. Acesso em 10 de novembro de 2013.
INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL. Projeto Povos Indígenas no Brasil. Disponível em: http://pib.socioambiental.org/pt. Acesso em 10 de novembro de 2013.
NEVES, Lígia Fagundes. Trabalhando a Cultura Indígena. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20451. Acesso em 10 de novembro de 2013.
COELHO, Luciano Silveira. Cultura Indígena: arte, lutas, rituais e brincadeiras indígenas. Disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=83. Acesso em 10 de novembro de 2013.
INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL. Projeto Povos Indígenas no Brasil. Disponível em: http://pib.socioambiental.org/pt. Acesso em 10 de novembro de 2013.
NEVES, Lígia Fagundes. Trabalhando a Cultura Indígena. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20451. Acesso em 10 de novembro de 2013.
COELHO, Luciano Silveira. Cultura Indígena: arte, lutas, rituais e brincadeiras indígenas. Disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=83. Acesso em 10 de novembro de 2013.
Avaliação
A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure identificar no decorrer das aulas se os alunos conseguiram ampliar a compreensão sobre a cultura indígena e perceberam a importância da preservação dos povos indígenas. Avalie a evolução da escrita, bem como a compreensão dos alunos nos textos lidos durante as aulas. No final, prepare uma exposição de todo material produzido pelos alunos, pontue tais produções realizadas em pequenos grupos e individualmente e procure dar um conceito em relação à sua participação nas rodas de conversa e nas discussões.
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