domingo, 22 de março de 2015

HISTÓRICO DA PSICOPEDAGOGIA

HISTÓRICO DA PSICOPEDAGOGIA
Para iniciarmos nossos estudos sobre o histórico da Psicopedagogia, transcreveremos o
trecho inicial do texto de Tânia Ramos Fortuna1
, sendo este, parte integrante do texto original e
completo, “O "PSI" DA PEDAGOGIA: Psicopedagogia e Psicanálise”2
, cujas referências
encontram-se ao final da Unidade 3, deste módulo de estudos.
A autora inicia seu texto afirmando que, falar em Psicopedagogia como sendo aquele
ponto para o qual confluem várias áreas do conhecimento que se preocupam com o processo da
aprendizagem humana é começar pelo fim, ou pelo menos, pelo momento atual da
Psicopedagogia. É, assim, desprezar vários elementos históricos e conceituais que explicam o
estágio atual do seu objeto de estudo e a prática dele decorrente. É, também, atropelar, já na
conceituação, uma contribuição importante, ainda que indireta, que a Psicanálise dá para a
Psicopedagogia, qual seja aquela que não opõe o erro ao acerto, mas atesta o laço de
continuidade existente entre ambos.
Para chegar a este conceito de Psicopedagogia, emitido por Visca (1987), aceito
unanimemente hoje, é preciso trilhar, não um longo caminho, pois esta história é recente, mas
um sinuoso caminho, cujas voltas serpenteiam em torno do aprender, do conceito de criança e
da patologia.
Bossa, em seu livro A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática
(1994), traça o percurso da Psicopedagogia no Brasil e delineia seu objeto de estudo. Trago para
cá algumas de suas ideias que, misturadas a outras, especialmente às minhas (Fortuna, 1995),
resultam nesta breve história que vou contar.
1. ASPECTOS DE UMA HISTÓRIA RECENTE[1]
A primeira lembrança a enfileirar é esta, bem recente, referente ao movimento de busca
da identidade e legalização da atuação do psicopedagogo. Há uma comissão, composta em nível
nacional na ABPp (Associação Brasileira de Psicopedagogia), trabalhando pela regulamentação

1Psicopedagoga, Especialista em Piaget, Mestre em Psicologia Educacional, Professora de Psicologia da Educação
da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
2 Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=438. Acesso em: 15 jan. 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário