Nome da
escola
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ÁREA DE CONHECIMENTO:
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DISCIPLINA:
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PROFESSOR:
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TURNO:
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SÉRIE:
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TURMA(S):
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Nº DE AULAS PREVISTAS:
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DATA DE INÍCIO:
DATA DE TÉRMINO:
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TEMA:
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Conteúdos
de contato com outras disciplinas (interdisciplinaridade):
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CONTEÚDOS
ABORDADOS:
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OBJETIVOS
(COMPETÊNCIAS/HABILIDADES/DESCRITORES):
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DESENVOLVIMENTO:
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1ª AULA
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·
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2ª AULA
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·
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3ª AULA
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·
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4ª AULA
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·
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5ª
AULA
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· Demais aulas......
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DISCIPLINA: Língua
Portuguesa
SÉRIE: 7º ano
PROFESSORA:
ANO LETIVO: 2013
EIXO TEMÁTICO: Leitura Interpretação e Produção de texto.
MODALIDADE: Ensino Fundamental
TEMPO ESTIMADO: 15 aulas de 50 minutos
MATERIAL NECESSÁRIO:
• Variedade de livros para escolha;
• Computador/Internet;
• Dicionário;
.Cartazes.
EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM:
• Identificar o personagem principal ou personagens principais do livro e descrevê-lo(s);
• Explicar a história lida enriquecendo com detalhes;
• Reescrever a história mudando o (s) personagem(s) principal(s);
• Planejar e Produzir textos.
DESENVOLVIMENTO:
1ª Etapa:
Ø Levar os alunos ao laboratório para pesquisarem o conceito, função e características do que é um texto descritivo, os mesmos farão anotações que servirão para consultas futuras.
2ª Etapa:
Ø Depois dos educandos terem compreendido o conceito de texto descritivo, eu professora, estarei conduzindo-os á biblioteca para então iniciarem a escolha do livro.
3ª Etapa
Ø Já de volta à sala de aula propor que os mesmos em silêncio, comecem a folhear em primeiro momento o seu livro para se familiarizarem; após então, poderão cada um “mergulhar” digamos assim, à sua viagem, dando-os boas vindas ao mundo da leitura, mundo este que sempre nos dá asas à imaginação.
4ª Etapa:
Ø Dando continuidade à leitura, pedir que todos tenham sempre ao lado papel e caneta para anotações importantes e também de palavras desconhecidas.
5ª Etapas:
Ø Salientá-los de que na hora de descrever o(s) principal (s) personagem(s) e mesmo na hora de reescrever a história terão que ter cuidado com as repetições de palavras e mesmo da importância de escrever um texto coerente para que seja compreensível para o leitor.
6ª Etapa:
Ø Estarei circulando pela sala e fazendo intervenções como perguntas: O que já escreveram? E o que faltam?
Ø Anotar os aspectos que deverão ser retomados durante as revisões.
7ª Etapa:
Ø Convidar as crianças a relatarem fatos curiosos que eles descobriram em suas leituras, o que mais chamou suas atenções...
8ª e 9ª Etapas:
Ø Durante a produção de suas devidas histórias supervisioná-los, ajudando-os a coordenar suas ideias fazendo, quando necessário, algumas alterações.
10ª e 11ª Etapas:
Ø Pedir aos alunos que façam momentaneamente, é claro, uma troca de textos entre si, objetivando assim a reciprocidade de ajuda, e explicar que o objetivo também é explicitar os problemas que muitas vezes são percebidos por leitores e não pelos autores.
Ø Transcrever no quadro alguns trechos dos textos revisados para que os estudantes proponham mudanças, quando necessário e justifiquem se devem ser feitas ou não.
12ª Etapa:
Ø É hora de a turma escrever a versão final, digitar os textos e a dedicatória.
13ª e 14ª Etapa:
Ø Aula exclusiva para ilustração do texto, que servirá de complementação da obra realizada.
Ø Pausa para revisão de todo trabalho desenvolvido.
15ª Etapa:
Ø Texto produzido pelos próprios educandos esta etapa os mesmos farão exposições verbalmente de suas produções.
AVALIAÇÃO:
Ø Será feita através da observação da escrita produzida pelos alunos em relação à função comunicativa, à forma e aos aspectos textuais;
Ø Análise à qualidade e a propriedade dos comentários nas atividades de produção;
Ø Observação do interesse e participação nas atividades propostas além das discussões e relatos orais da síntese.
SÉRIE: 7º ano
PROFESSORA:
ANO LETIVO: 2013
EIXO TEMÁTICO: Leitura Interpretação e Produção de texto.
MODALIDADE: Ensino Fundamental
TEMPO ESTIMADO: 15 aulas de 50 minutos
MATERIAL NECESSÁRIO:
• Variedade de livros para escolha;
• Computador/Internet;
• Dicionário;
.Cartazes.
EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM:
• Identificar o personagem principal ou personagens principais do livro e descrevê-lo(s);
• Explicar a história lida enriquecendo com detalhes;
• Reescrever a história mudando o (s) personagem(s) principal(s);
• Planejar e Produzir textos.
DESENVOLVIMENTO:
1ª Etapa:
Ø Levar os alunos ao laboratório para pesquisarem o conceito, função e características do que é um texto descritivo, os mesmos farão anotações que servirão para consultas futuras.
2ª Etapa:
Ø Depois dos educandos terem compreendido o conceito de texto descritivo, eu professora, estarei conduzindo-os á biblioteca para então iniciarem a escolha do livro.
3ª Etapa
Ø Já de volta à sala de aula propor que os mesmos em silêncio, comecem a folhear em primeiro momento o seu livro para se familiarizarem; após então, poderão cada um “mergulhar” digamos assim, à sua viagem, dando-os boas vindas ao mundo da leitura, mundo este que sempre nos dá asas à imaginação.
4ª Etapa:
Ø Dando continuidade à leitura, pedir que todos tenham sempre ao lado papel e caneta para anotações importantes e também de palavras desconhecidas.
5ª Etapas:
Ø Salientá-los de que na hora de descrever o(s) principal (s) personagem(s) e mesmo na hora de reescrever a história terão que ter cuidado com as repetições de palavras e mesmo da importância de escrever um texto coerente para que seja compreensível para o leitor.
6ª Etapa:
Ø Estarei circulando pela sala e fazendo intervenções como perguntas: O que já escreveram? E o que faltam?
Ø Anotar os aspectos que deverão ser retomados durante as revisões.
7ª Etapa:
Ø Convidar as crianças a relatarem fatos curiosos que eles descobriram em suas leituras, o que mais chamou suas atenções...
8ª e 9ª Etapas:
Ø Durante a produção de suas devidas histórias supervisioná-los, ajudando-os a coordenar suas ideias fazendo, quando necessário, algumas alterações.
10ª e 11ª Etapas:
Ø Pedir aos alunos que façam momentaneamente, é claro, uma troca de textos entre si, objetivando assim a reciprocidade de ajuda, e explicar que o objetivo também é explicitar os problemas que muitas vezes são percebidos por leitores e não pelos autores.
Ø Transcrever no quadro alguns trechos dos textos revisados para que os estudantes proponham mudanças, quando necessário e justifiquem se devem ser feitas ou não.
12ª Etapa:
Ø É hora de a turma escrever a versão final, digitar os textos e a dedicatória.
13ª e 14ª Etapa:
Ø Aula exclusiva para ilustração do texto, que servirá de complementação da obra realizada.
Ø Pausa para revisão de todo trabalho desenvolvido.
15ª Etapa:
Ø Texto produzido pelos próprios educandos esta etapa os mesmos farão exposições verbalmente de suas produções.
AVALIAÇÃO:
Ø Será feita através da observação da escrita produzida pelos alunos em relação à função comunicativa, à forma e aos aspectos textuais;
Ø Análise à qualidade e a propriedade dos comentários nas atividades de produção;
Ø Observação do interesse e participação nas atividades propostas além das discussões e relatos orais da síntese.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – TRABALHANDO GÊNERO
TEXTUAL
TEMA: Gêneros discursivos e textuais: narrativo,
argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal.
Turma: ,7,8 e 9 anos.
Disciplina: L. Portuguesa
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• O conceito de
gênero textual;
• A diferença entre gênero e tipo de texto;
• A questão do gênero como uma construção textual e prática social.
• A diferença entre gênero e tipo de texto;
• A questão do gênero como uma construção textual e prática social.
Duração das
atividades
Duas aulas de 50
min
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Noções de textos;
• Noções de comunicação humana;
• Noções de linguagem verbal e não verbal.
• Noções de comunicação humana;
• Noções de linguagem verbal e não verbal.
Estratégias e
recursos da aula
As atividades
poderão ser desenvolvidas na sala de aula. Será necessário levar como exemplo
jornais e revistas de grande circulação. Caso disponha da sala de informática,
a sugestão de sites se encontra abaixo.
Atividade 1:
v Nessa atividade será de fundamental importância enfatizar
algumas noções sobre comunicação e gênero textual...
v Promova
uma discussão acerca da comunicação humana, para isso utilize questões como:
_ Como se dá a
comunicação humana?
_ Ela acontece de maneira verbal ou não verbal?
_ Quais os principais canais que hoje utilizamos para comunicação?
_ Quais as diferenças entre a linguagem falada e a escrita?
_ Quais canais utilizamos para nos fazer entender?
_ Ela acontece de maneira verbal ou não verbal?
_ Quais os principais canais que hoje utilizamos para comunicação?
_ Quais as diferenças entre a linguagem falada e a escrita?
_ Quais canais utilizamos para nos fazer entender?
v Em seguida, proponha uma discussão acerca das propostas abaixo:
• É impossível não
se comunicar verbalmente por algum gênero, assim como é impossível não se
comunicar verbalmente por algum texto.
• Em outros termos, a comunicação verbal só é possível por algum gênero textual. Daí a centralidade da noção de gênero textual no trato da produção linguística.
• Em consequência, estamos submetidos a uma tal variedade de gêneros textuais, a ponto de sua identificação parecer difusa e aberta, sendo eles inúmeros, tal como lembra muito bem Bakhtin (1979), mas não infinitos.
• “Gênero é um instrumento”.
• Em outros termos, a comunicação verbal só é possível por algum gênero textual. Daí a centralidade da noção de gênero textual no trato da produção linguística.
• Em consequência, estamos submetidos a uma tal variedade de gêneros textuais, a ponto de sua identificação parecer difusa e aberta, sendo eles inúmeros, tal como lembra muito bem Bakhtin (1979), mas não infinitos.
• “Gênero é um instrumento”.
• Quando dominamos
um gênero textual não dominamos uma forma linguística e sim uma forma de
realizar linguisticamente objetivos específicos em situações sociais
particulares.
v Utilize uma capa da revista e jornais trazidos. Verifique junto com a turma as linguagens de ambas. Discuta:
_ Essas capas são
formadas de linguagem verbal ou não verbal?
_ Qual o tema principal que será discutido em cada uma?
_ Qual o objetivo comunicativo de cada capa?
_ Observe o índice: como ele está subdividido? O que o leitor poderá encontrar na leitura desse gênero?
_ Como os assuntos estão distribuídos dentro da revista?
_ Qual o tema principal que será discutido em cada uma?
_ Qual o objetivo comunicativo de cada capa?
_ Observe o índice: como ele está subdividido? O que o leitor poderá encontrar na leitura desse gênero?
_ Como os assuntos estão distribuídos dentro da revista?
Atividade 2:
Escolha dentro da
revista com a capa analisada uma reportagem - uma notícia, um artigo de
opinião ou outro gênero qualquer.
Passe a observar a construção do texto. Discuta:
v De que é formado esse texto: atribuição de características? Sequenciação de fatos? Exposição de ponto de vista?
v Verifique, junto aos alunos, marcas textuais que poderão auxiliar o texto lido na classificação de narração, descrição, dissertação e injunção.
Passe a observar a construção do texto. Discuta:
v De que é formado esse texto: atribuição de características? Sequenciação de fatos? Exposição de ponto de vista?
v Verifique, junto aos alunos, marcas textuais que poderão auxiliar o texto lido na classificação de narração, descrição, dissertação e injunção.
v Enfatize
noções como:
• Tipo textual
designa uma espécie de sequência retórica subjacente definida pela natureza
linguística de sua composição {aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais,
relações lógicas, estilo}.
• O tipo
caracteriza-se muito mais como sequências linguísticas (sequenciação de
enunciados, um modo retórico) do que como textos materializados; a rigor, são
modos textuais.
• Em geral, os
tipos textuais abrangem cerca de meia dúzia de categorias conhecidas como:
narração, argumentação, exposição, descrição, injunção. O conjunto de
categorias para designar tipos textuais é limitado e sem tendência a aumentar.
• Quando predomina
um modo num dado texto concreto dizemos que esse é um texto argumentativo ou
narrativo ou expositivo ou descritivo ou injuntivo..
• Gênero textual refere os textos materializados em situações comunicativas recorrentes.
• Os gêneros
textuais são os textos concretizados que encontramos em nossa vida diária e que
apresentam padrões sócio comunicativos característicos definidos por
composições funcionais, objetivos enunciativos e estilos concretamente
realizados na integração de forças históricas, sociais, institucionais e
técnicas.
• MARCUSCH,I Luiz
Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade.
• http:// http://scholar.google.com.br/scholar?q=tipos+textuais+e+generos+textuais&hl=pt-BR&rlz=1R2ADFA_pt-BRBR344&um=1&ie=UTF-8&oi=scholart
•
• http:// http://scholar.google.com.br/scholar?q=tipos+textuais+e+generos+textuais&hl=pt-BR&rlz=1R2ADFA_pt-BRBR344&um=1&ie=UTF-8&oi=scholart
•
Atividade 3
v Professor,
discuta a variedade de gêneros existentes em detrimento do número reduzido de
tipos textuais, para isso utilize exemplos práticos do material levado para
sala
Em contraposição
aos tipos, os gêneros são entidades empíricas em situações comunicativas e se
expressam em designações diversas constituindo em princípio listagens abertas.
Alguns exemplos de gêneros textuais seriam:
• telefonema,
• sermão,
• carta comercial,
• carta pessoal,
• romance, bilhete,
• reportagem,
• aula expositiva,
• reunião de condomínio,
• notícia jornalística,
• horóscopo, receita culinária,
• bula de remédio,
• cardápio de restaurante,
• instruções de uso,
• inquérito policial,
• resenha,
• edital de concurso,
• piada,
• conversação espontânea,
• conferência, carta eletrônica,
• bate-papo,
• aulas virtuais e assim por diante.
•
Para Marcuschi (2001, 2002 b, 2002 c, 2003), os gêneros:
• telefonema,
• sermão,
• carta comercial,
• carta pessoal,
• romance, bilhete,
• reportagem,
• aula expositiva,
• reunião de condomínio,
• notícia jornalística,
• horóscopo, receita culinária,
• bula de remédio,
• cardápio de restaurante,
• instruções de uso,
• inquérito policial,
• resenha,
• edital de concurso,
• piada,
• conversação espontânea,
• conferência, carta eletrônica,
• bate-papo,
• aulas virtuais e assim por diante.
•
Para Marcuschi (2001, 2002 b, 2002 c, 2003), os gêneros:
• - são tipos
‘relativamente estáveis’ de enunciados;
• - operam em certos contextos;
• - são reflexos de estruturas sociais recorrentes e típicas de cada cultura;
• - são definidos por seus propósitos: funções, intenções, interesses;
• - são condicionados por fatores: semióticos, sistêmico, comunicativos e cognitivos;
• - são variáveis em contextos discursivos;
• - estão ancorados em alguma situação concreta;
• - estabelecem relações de poder;
• - refletem estruturas de autoridade;
• - são frutos de complexas relações entre um meio, um uso e a linguagem;
• - são realizados por forças históricas, sociais, institucionais e tecnológicas.
• - operam em certos contextos;
• - são reflexos de estruturas sociais recorrentes e típicas de cada cultura;
• - são definidos por seus propósitos: funções, intenções, interesses;
• - são condicionados por fatores: semióticos, sistêmico, comunicativos e cognitivos;
• - são variáveis em contextos discursivos;
• - estão ancorados em alguma situação concreta;
• - estabelecem relações de poder;
• - refletem estruturas de autoridade;
• - são frutos de complexas relações entre um meio, um uso e a linguagem;
• - são realizados por forças históricas, sociais, institucionais e tecnológicas.
v Para
exemplificar as definições colocadas por Marcuschi a respeito das noções de
gênero, leve para sala uma transparência com a primeira página de um jornal
digital, caso não disponha desse recurso utilize a primeira página do jornal
impresso.
v Verifique diante do exemplo as diversas opções de leitura da primeira página do jornal;
v Discuta com os alunos a diversidade temática apresentada, diante disso questione quais práticas sociais poderiam ser acionadas em relação à leitura de cada caderno, cada divisão.
Avaliação
Proponha aos alunos a produção textual de algum gênero por eles analisados nas atividades.
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