vila-cardoso-caldeirão grande-ba
TECNOLOGIA E MATEMÁTICA:
DESAFIANDO SEUS CONHECIMENTOS
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TECNOLOGIA E MATEMÁTICA:
DESAFIANDO SEUS CONHECIMENTOS
Projeto de evento
desenvolvido para a feira cultural no ano de 2015, pela professora Marivalda
Sousa Lima, com o apoio da secretaria de Educação do município de caldeirão
grande-ba
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1
Introdução
Há necessidade de desenvolverem-se projetos culturais que
valorizem a pessoa humana e seus conhecimentos, aplicados ao dia-a-dia por meio
de atividades e de jogos educativos de softwares livres. Pensando no potencial
que a maioria dos nossos alunos possui e naqueles que ainda podem ser
despertados, procuramos desenvolver um projeto de evento para a Feira Cultural
2015 – Resgatando Valores dos alunos do município, caldeirão grande-ba,
envolvendo todos os professores da disciplina de matemáticas e os alunos da
escola em torno do tema jogos educativos.
A rede mundial de computadores disponibiliza uma
infinidade de sites que oferecem jogos com finalidades educativas, bem como
temos vários softwares livres que podem ser utilizados no ensino da matemática,
os quais podem ser extremamente úteis aos professores dos Anos Iniciais e
Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Este projeto tem como finalidade fazer com
que os alunos desenvolvam seu raciocínio a partir de situações cotidianas,
envolvendo a disciplina de matemática e valorizando o aspecto interdisciplinar.
2. Objetivo Geral
Contribuir de maneira efetiva para o processo de
ensino-aprendizagem, através de atividades que busquem a construção do
conhecimento de forma coletiva e cooperativa, utilizando de maneira adequada os
softwares livres e jogos educativos disponíveis na rede mundial de computadores
e no computador.
3. Objetivo
Específico
- Promover o conhecimento unindo o lazer, entretenimento e
experiências ao aprender;
- Desenvolvendo a capacidade de investigação, fazendo-os
interessar-se pela disciplina de matemática;
- Contextualizar os estudos de matemática do referencial teórico,
integrando-os na comunidade escolar através da troca de idéias e experiências.
4.
Justificativa
Considerando que estamos num contexto no qual as crianças
utilizam cada vez mais os aparelhos eletrônicos como o computador e vídeo
games, faz-se necessário que a escola utilize-os como ferramenta educativa
capaz de estimular o processo de ensino-aprendizagem.
Observa-se que o grande interesse que as tecnologias exercem
nas crianças servirá como uma maneira de estimulá-las, seja na Educação
Infantil, Ensino Fundamental e Médio a utilizarem essas tecnologias
Educacionais estimulando o desenvolvimento das competências necessárias.
Segundo Piaget (1967), a criança assimila ou interpreta a
realidade por meio de uma atividade lúdica. Dessa forma, o professor pode
utilizar os sites educativos encontrados na rede mundial de computadores como
subsídios para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, já que os mesmos
oferecem jogos educativos que contemplam todas as áreas de conhecimento.
Dessa forma o referido projeto pretende criar um ambiente
onde os alunos poderão ter acesso a diversos jogos matemáticos e vídeos que
mostrem a necessidade e a importância de se aprender matemática.
5 AÇÕES
- Elaboração do projeto
- Divulgação da feira cultural
- Divisão dos professores e alunos
em grupos de trabalho
- Planejamento de atividades, jogos
e vídeos matemáticos
- Execução das atividades com
alunos nos dias da feira cultural.
5.1 Cronograma
de execução
Atividades
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fevereiro
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março
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Elaboração
do projeto
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Divulgação
da feira cultural
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Divisão
dos professores e alunos em grupos de trabalho
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Planejamento
de atividades, jogos e vídeos matemáticos
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Execução
das atividades com alunos nos dias da feira cultural.
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6 Metodologia
A
sala de computadores ou CDC será aberta nos três períodos para visitação da
comunidade escolar e comunidade externa, valorizando e estimulando a
importância da matemática em nossas vidas.
Em cada período terá
professores da disciplina e alunos monitores para acompanhar os visitantes.
Para que haja organização
e urbanidade, os visitantes receberão senhas para o acesso ao ambiente da sala.
É importante relatar que acesso aos computadores se dará por grupos de mesma
faixa etária, divididos em educação infantil, anos iniciais do ensino
fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio, como também as
famílias e professores.
7
Avaliação
Os alunos participantes da feira cultural serão avaliados
conforme a participação, sendo atribuída a eles uma nota mensal, que valerá
para todas as disciplinas do bimestre.
8
Referências Bibliográficas
PIAGET, Jean. A psicologia da inteligência, Lisboa,
Fundo de Cultura. 1967
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