ESTADO DA BAHIA
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAEM
C. N. P. J.
13.913.348/0001-11 – Pça Des. Souza Dias, 18 – Centro.
Telefone:
(74) 3636-2012 / 2095
PLANO DE
CURSO 2014
ESCOLA: Municipal Teodoro Luciano da Silva
PROFESSOR(A): Marivalda sousa Lima
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
OBJETIVO GERAL:
• Utilizar a linguagem na produção de textos orais
e escritos de modo a atender as múltiplas demandas sociais e como forma de
reconhecer e valorizar a linguagem do seu grupo social como instrumento
adequado e eficiente na comunicação cotidiana;
• Analisar criticamente os diferentes discursos,
inclusive o próprio, desenvolvendo a capacidade de autocrítica para a aquisição
de uma postura cidadã.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
• Ler com
compreensão, criticidade, fluência, dicção, ritmo e entonação adequados.
• Compreender
o uso da linguagem em seus sentidos conotativo e denotativo;
• Produzir
textos coesos e coerentes, ampliando a capacidade de análise crítica;
• Propiciar
ao aluno conhecimentos dos aspectos gramaticais, bem como a utilização dos
mesmos na sua vida prática.
METODOLOGIAS:
As
atividades programadas serão realizadas por meio de projetos, trabalhos em
grupo, dinâmicas de grupo, produção textual, diversas leituras com análise e
interpretação, projeção de vídeos, confecção de cartazes, dramatizações,
exercícios orais e escritos, estudos dirigidos, aulas expositivas
participativas, pesquisas e entrevistas.
CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS NO ANO
LETIVO DE 2014 (5ª SÉRIE)
•
wath is
your name?
•
I am a
student
•
I love my
family
•
the article
•
vocabulary
( sports, footbal,
•
colors
•
numbers
•
occupation
•
animals
•
shape
•
i like to
play
•
The parts
of yuor body
•
glossary
CONTEÚDOS A
SEREM TRABALHADOS NO ANO LETIVO DE 2014 (6ª série e 6º anoSérie)
•
wath is
your name?
•
I am a
student
•
I love my
family
•
the article
•
vocabulary
( sports, footbal,
•
colors
•
numbers
•
occupation
•
uso do artigo
indefinido
•
The noun- o
substantivo
•
Plural do
substantivo
•
gêneros do
substantivos
•
pronomes pessoais e
adjetivis possesivos.
CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS NO ANO
LETIVO DE 2014 (7ª série)
•
Question
affirmative e negative
•
countries
•
presentation
•
vocabulary
•
preposições
•
the verb
•
a forma
progressiva
•
The
adverbio
•
verb to
beaffirmative form
•
verbs
irregulares
•
days of the
year
•
monthers
•
wath is
your name?
•
I am a
student
•
I love my
family
•
the article
•
vocabulary
( sports, footbal,
•
colors
•
numbers
•
occupation
•
monthes of
the year
•
days of the
month
•
listening
Moment
•
Reading
moment
•
vocabulary
( sports, footbal,
CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS NO ANO
LETIVO DE 2014 (8ª série)
•
I love my
family
•
the article
•
vocabulary
( sports, footbal,
•
colors
•
numbers
•
occupation
•
monthes of
the year
•
days of the
month
•
listening
Moment
•
Reading
moment
•
vocabulary
( sports, footbal,
•
Your style
•
Special
prices
•
Works of
art
•
pop Icons
•
Let´s
preserve our planet
PLANO DA UNIDADE
Ano 2013
ESCOLA: Municipal Teodoro Luciano da Silva
PROFESSOR(A):
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
TURMA: 6ª série
I UNIDADE
Dias Letivos: 45 dias Aulas Previstas: 24 aulas
|
Conteúdos
|
No
de Aulas
|
01
|
Gênero textual: Conto
|
04
|
02
|
Elementos e momentos da narrativa
|
04
|
03
|
Substantivo e seus determinantes
|
03
|
04
|
Adjetivo e locuções adjetivas
|
04
|
05
|
Formação de palavras
|
04
|
06
|
Projeto: Dia Mundial da Água
|
05
|
Procedimentos
|
Recursos
|
1.1- Leitura compartilhada;
1.2- Interpretação de textos;
1.3- Produção textual individual;
|
Livro didático.
|
2.1- Aula participativa dialogada;
2.2- Uso de textos variados;
2.3- Estudo sobre elementos e momentos
da narrativa (conto);
2.4- Atividades orais e escritas;
|
Livro didático, textos digitados.
|
3.1- Aula expositiva participativa;
3.2- Exercícios estruturais;
3.3- Reescrita de textos;
|
Livro didático.
|
4.1- Aula expositiva dialogada;
4.2- Exercícios variados;
4.3- Produção de textos utilizando a
descrição;
|
Livro didático, imagens.
|
5.1- Aula expositiva participativa;
5.2- Exercícios estruturais;
5.3- Montagem de um painel com a
formação de palavras;
|
Livro didático, fichas, papel metro e
pincel atômico e cola.
|
6.1- Projeção de vídeo e imagens;
6.2- Utilização de músicas;
6.3- Produção de textos;
6.4- Confecção de cartazes;
|
Datashow, aparelho de som e cd, papel ,
metro, pincel atômico, cola, tesoura, etc.
|
|
Antes
de começar, é preciso um plano, e depois de planejar, é preciso execução
imediata.
|
|
( Sêneca )
|
|
•
ESTADO DA BAHIA
•
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAEM
•
C. N. P. J. 13.913.348/0001-11 – Pça Des. Souza Dias, 18 – Centro.
•
Telefone: (74) 3636-2012 / 2095
•
PLANO DA UNIDADE
Ano 2013
ESCOLA: Municipal Teodoro Luciano da silva
PROFESSOR (A):
DISCIPLINA: Português TURMA: 7ª série
I UNIDADE
Dias Letivos: 45 dias Aulas Previstas: 24 aulas
|
Conteúdos
|
No
de Aulas
|
01
|
Gêneros do narrar: Conto e epopeia
|
03
|
02
|
Elemento de coesão textual
|
02
|
03
|
Frase, oração e período
|
03
|
04
|
Advérbio e orações adverbiais
|
04
|
05
|
Descrição na narrativa
|
03
|
06
|
Sequências discursivas
|
04
|
07
|
Projeto: Dia Mundial da Água
|
05
|
Procedimentos
|
Recursos
|
1.1- Leitura compartilhada;
1.2- Interpretação de textos;
|
Livro didático.
|
2.1- Aula expositiva participativa;
2.2- Exercícios estruturais;
|
Livro didático.
|
3.1- Aula expositiva utilizando
cartazes e tirinhas;
3.2- Atividades orais e escritas;
|
Cartazes e tirinhas.
|
4.1- Aula expositiva dialogada;
4.2- Exercícios variados;
|
Livro didático.
|
5.1- Aula expositiva participativa;
5.2- Produção textual a partir da
leitura imagética, utilizando a descrição;
|
Livro didático, imagens.
|
6.1- Aula expositiva abordando os tipos
de sequências discursivas;
6.2- Leitura, em grupo, de textos
variados;
|
Livro didático, textos digitados
|
7.1- Projeção de vídeo e imagens;
7.2- Utilização de músicas;
7.3- Produção de textos;
7.4- Confecção de cartazes;
|
Datashow, aparelho de som e cd, papel ,
metro, pincel atômico, cola, tesoura, etc.
|
|
Antes
de começar, é preciso um plano, e depois de planejar, é preciso execução
imediata.
|
|
( Sêneca )
|
|
•
ESTADO DA BAHIA
•
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAEM
•
C. N. P. J. 13.913.348/0001-11 – Pça Des. Souza Dias, 18 – Centro.
•
Telefone: (74) 3636-2012 / 2095
•
PLANO DA UNIDADE
Ano 2013
ESCOLA: Municipal Teodoro Luciano da Silva
PROFESSOR(A):
DISCIPLINA: TURMA:
I UNIDADE
|
Conteúdos
|
No
de Aulas
|
01
|
|
|
02
|
|
|
03
|
|
|
04
|
|
|
05
|
|
|
06
|
|
|
Procedimentos
|
Recursos
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
,
|
Antes
de começar, é preciso um plano, e depois de planejar, é preciso execução
imediata.(Sêneca)
|
|
|
ESCOLA: Municipal Teodoro Luciano da Silva
PROFESSOR(A):
DISCIPLINA: TURMA:
I UNIDADE
Dias Letivos: 45 dias Aulas Previstas: 24 aulas
|
Conteúdos
|
No
de Aulas
|
01
|
|
|
02
|
|
|
03
|
|
|
04
|
|
|
05
|
|
|
06
|
|
|
Procedimentos
|
Recursos
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
,
|
Antes
de começar, é preciso um plano, e depois de planejar, é preciso execução
imediata.(Sêneca)
|
COLÈGIO: Municipal Teodoro Luciano da Silva
PROFESSOR(A):
DISCIPLINA:
História TURMA:
5ª A e B
I UNIDADE
Dias Letivos:
dias Aulas Previstas: 24 aulas
|
Conteúdos
|
No
de Aulas
|
01
|
As civilizações clássicas
|
|
02
|
Grécia e Roma
|
|
03
|
Grécia: do esplendor á conquista
Macedônia, china, Índia e Japão.
|
|
04
|
|
|
05
|
|
|
06
|
|
|
Data da
aula
|
Procedimentos
|
Recursos
|
|
29/07
|
Leitura: Grécia o berço da cultura
ocidental.
|
|
|
30/07
|
O período arcaico: uma cultura em comum
–leitura.
|
|
|
31/07
|
Exercícios de revisão e aprofundamento.
|
|
|
05/08
|
Leitura: o período clássico a
importância da polis grega.
|
|
|
06/08
|
Leitura do documento do modo de vida
Esparta.
|
,
|
|
07/08
|
Exercícios de revisão e aprofundamento.
|
|
|
12/08
|
Leitura:Atenas a caminho da democracia
e a educação Ateniense.
|
|
|
13/08
|
Leitura complementar: o de prometeu e
dfe Pandora.
|
|
|
14/08
|
Exercícios de revisão e aprofundamento
de estudo.
|
|
|
19/08
|
Leitura: Grécia do esplendor a
conquista macedônica.
|
|
|
20/08
|
Confrontos militares/ leitura e
comentários.
|
|
|
21/08
|
Exercícios para revisão e
aprofundamento de estudo.
|
|
|
26/08
|
Leitura e observação de imagens da
arquitetura Grega.
|
|
|
27/08
|
A conquista Macedônica leitura e
comentários.
|
|
|
28/08
|
Exercícios de revisão e aprofundamento
de estudo.
|
|
|
02/09
|
Leitura complementar: A poesia lírica/
atividades.
|
|
|
03/09
|
Correção das atividades para
compreensão e comentários.
|
|
|
04/09
|
Formação do Império Romano/ monarquia
Romana/ leitura.
|
|
|
09/09
|
O Período Republicano/leitura e
comentários.
|
|
|
10/09
|
Leitura: os conflitos entre Patrícios e
Plebeus.
|
|
|
11/09
|
Exercícios de revisão e aprofundamento
de estudo.
|
|
|
16/09
|
Semana de provas.
|
|
|
|
|
|
|
Antes de começar, é preciso um
plano, e depois de planejar, é preciso execução imediata.(Sêneca)
ESCOLA:
Municipal Teodoro Luciano da Silva
PROFESSOR(A):
DISCIPLINA: História TURMA: 6ª
I UNIDADE
Dias Letivos: 50 dias Aulas Previstas: 27 aulas
|
Conteúdos
|
No
de Aulas
|
01
|
A expansão marítima Européia.
|
|
02
|
A America dos povos pré-colombianos.
|
|
03
|
A colonização Espanhola na América.
|
|
04
|
|
|
05
|
|
|
06
|
|
|
Data da
aula
|
Procedimentos
|
Recursos
|
|
29/07
|
Leitura: o interesse pelo desconhecido.
|
|
|
30/07
|
O pioneirismo em Portugal, leitura e
comentários.
|
|
|
31/07
|
Exercício para aprofundamento de
estudo.
|
|
|
05/08
|
Leitura informal: a divisão das terras
do novo mundo.
|
|
|
06/08
|
Leitura de um documento ‘a viagem de
Vasco da gama’ segundo camões.
|
,
|
|
07/08
|
Exercícios para aprofundamento de
estudo.
|
|
|
12/08
|
O encontro entre europeus e Indígenas /
leitura.
|
|
|
13/08
|
Exercício para revisão de conteúdos.
|
|
|
14/08
|
Correção e compreensão de
aprofundamento.
|
|
|
19/08
|
A América dos povos
pré-colombianos/leitura.
|
|
|
20/08
|
Leitura e conhecimento: Astecas,Incas e
Maias.
|
|
|
21/08
|
Exercícios para revisão e
aprofundamento de estudo.
|
|
|
26/08
|
Leitura: os povos Indígenas do Brasil.
|
|
|
27/08
|
A vida cotidiana, a arte indígena e
guerra indígena.
|
|
|
28/08
|
Exercícios para revisão de conteúdos.
|
|
|
02/09
|
Colonização América á vida dos
índios/leitura.
|
|
|
03/09
|
Leitura complementar a organização do
trabalho na sociedade coscoro.
|
|
|
04/09
|
Exercícios para revisão de conteúdos e
aprofundamento.
|
|
|
09/09
|
Leitura: A técnica da pintura Asteca e
a conquista, um Massacre.
|
|
|
10/09
|
O papel da igreja na colonização/
leitura.
|
|
|
11/09
|
Exercício para revisão de conteúdos e
aprofundamento.
|
|
|
16/09
|
Semana de provas.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Antes
de começar, é preciso um plano, e depois de planejar, é preciso execução
imediata.(Sêneca)
|
|||
ESCOLA:
Municipal Teodoro Luciano da Silva
PROFESSOR(A):
DISCIPLINA: História TURMA: 7ª
I UNIDADE
Dias Letivos: 50 dias Aulas Previstas: 27 aulas
|
Conteúdos
|
No
de Aulas
|
01
|
A corte portuguesa no Brasil
|
|
02
|
A consolidação dos estados Americanos
D. Pedro II e as regências.
|
|
03
|
D. Pedro II e a crise do Império.
|
|
04
|
|
|
05
|
|
|
06
|
|
|
Data da
aula
|
Procedimentos
|
Recursos
|
|
29/07
|
Leitura expositiva sobre a corte
Portuguesa no Rio de Janeiro.
|
|
|
30/07
|
D. João VI no Brasil: Vistorias e
Realizações.
|
|
|
31/07
|
Exercícios para revisão de conteúdos e aprofundamento do estudo.
|
|
|
05/08
|
Leitura sobre a política administrativa
de D. João e a rebelião em Pernambuco.
|
|
|
06/08
|
Leitura: A volta de D. João VI para
Portugal e subúrbio em Pasta.
|
,
|
|
07/08
|
Exercícios para revisão de conteúdos.
|
|
|
12/08
|
Leitura informativa sobre a formação
das nações americanas e D. Pedro e as regências.
|
|
|
13/08
|
Leitura: A organização do estado
brasileiro.
|
|
|
14/08
|
Exercícios escritos para revisão dos
conteúdos.
|
|
|
19/08
|
Leitura: A dissolução das assembléias
constituintes e a constituição de 1824.
|
|
|
20/08
|
O fim do governo D. Pedro e a política
no período regencial. Leitura.
|
|
|
21/08
|
Exercícios para revisão de conteúdos e
aprofundamentos.
|
|
|
26/08
|
Leitura: A revolta dos malês 1935/e a
revolta dos farrapos.
|
|
|
27/08
|
Leitura complementar proclamação da
regência.
|
|
|
28/08
|
Exercícios para fixação da
aprendizagem.
|
|
|
02/09
|
Leitura: D. Pedro II e a crise do
império.
|
|
|
03/09
|
Leitura informativa: O Rei café.
|
|
|
04/09
|
Exercícios escritos para aprofundamento
de estudo.
|
|
|
09/09
|
Leitura: estrada de ferro Petrópolis, a
1ª ferrovia brasileira.
|
|
|
10/09
|
Tempos de grandes mudanças. Leitura.
|
|
|
11/09
|
Exercícios para revisão de conteúdos e
aprofundamento de estudo.
|
|
|
16/09
|
Semana de provas.
|
Provas digitadas.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Antes
de começar, é preciso um plano, e depois de planejar, é preciso execução
imediata.(Sêneca)
|
|||
ESCOLA:
Municipal Teodoro Luciano da Silva
PROFESSOR(A)
DISCIPLINA: História TURMA: 8ª
I UNIDADE
Dias Letivos: 50 dias Aulas Previstas: 27 aulas
|
Conteúdos
|
No
de Aulas
|
01
|
O período entre guerras
|
|
02
|
A segunda guerra mundial.
|
|
03
|
O governo de Getulio Vargas.
|
|
04
|
|
|
05
|
|
|
06
|
|
|
Data da
aula
|
Procedimentos
|
Recursos
|
|
29/07
|
Solicitar um bate- papo relacionando
intolerância, preconceito étnico, sócio econômico ou de qualquer outra
natureza.
|
|
|
30/07
|
Aula expositiva sobre as raízes do
totalitarismo e fascismo na Itália.
|
|
|
31/07
|
Propor exercícios escritos sobre os
temas das aulas anteriores.
|
|
|
05/08
|
Leitura expositiva sobre a crise
dde1924.
|
|
|
06/08
|
Leitura complementar: As raízes da
crise.
|
,
|
|
07/08
|
Propor exercício oral e escrito
relacionados.
|
|
|
12/08
|
Leitura informativa sobre o ‘New Deal’
|
|
|
13/08
|
Leitura informativa e comentários do
nazismo na Alemanha.
|
|
|
14/08
|
propostas de exercícios orais e
escritos dos temas.
|
|
|
19/08
|
Leitura sobre ditaduras na
Península ibérica.
|
|
|
20/08
|
Leitura complementar: o socialismo
segundo Adolf Hitler.
|
|
|
21/08
|
Aprofundamento de estudo revisando
conteúdos 2º instrumento.
|
|
|
26/08
|
A segunda guerra mundial leitura de um
depoimento e comentários.
|
|
|
27/08
|
O início da guerra / a política da
’solução final e a batalha da Inglaterra.
|
|
|
28/08
|
Exercício de revisão de conteúdos.
|
|
|
02/09
|
A União Soviética e Estados Unidos
entram na guerra .leitura.
|
|
|
03/09
|
Leitura informativa e imagens sobre o
bombardeio a Hiroshima e Nagasaki.
|
|
|
04/09
|
Atividades para revisão de conteúdos.
|
|
|
09/09
|
O governo de Getúlio Vargas. leitura e
informação.
|
|
|
10/09
|
Leitura e informações sobre o governo
provisório e a constituição de 1934.
|
|
|
11/09
|
Exercícios para revisão e
aprofundamento de estudo.
|
|
|
16/09
|
Avaliações da III Unidade.
|
|
|
|
Recuperação paralela.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Antes
de começar, é preciso um plano, e depois de planejar, é preciso execução
imediata.(Sêneca)
|
|||
ESTADO DA BAHIA
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAEM
C. N. P. J.
13.913.348/0001-11 – Pça Des. Souza Dias, 18 – Centro.
Telefone:
(74) 3636-2012 / 2095
PLANO DE
CURSO 2013
ESCOLA: Municipal Teodoro Luciano da Silva
PROFESSOR(A)
DISCIPLINA:Eixo Temático – Meio Ambiente SERIE:5ª A
OBJETIVO GERAL:
• Perceber-se integrante e agente transformador do
ambiente, identificando os seus elementos e as interações entre eles,
contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
• Compreender
que os recursos naturais estão ao nosso dispor, porém utilizá-los de forma
consciente;
• Preservar o
meio ambiente como de forma de garantir a sobrevivência no nosso planeta;
• Produzir
textos coesos e coerentes, ampliando a capacidade de análise crítica;
METODOLOGIAS:
As
atividades programadas serão desenvolvidas através de:
Aulas expositivas e dialogadas, trabalhos
individuais ecoletivos, produção textual, diversas leituras com análise e
interpretação, , confecção de cartazes, dramatizações, exercícios orais e
escritos, estudos dirigidos, apresentação de vídeos, músicas, cordel, pesquisas
e entrevistas.
CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS NO ANO
LETIVO DE 2013
•
Recursos
naturais – conceito e importância
•
Conservação
da água;
•
Conservação
do ar;
•
Conservação
do solo;
•
Saneamento
básico;
•
O
ecossistema local fauna e flora;
•
Fonte de
energia limpa;
•
Pontos
mudanças climáticas;
•
Reciclagem
- o que é?
•
Sustentabilidade
– relação ecológica do homem com o meio.
É importante ter metas, mas também é fundamental planejar
cuidadosamente cada passo para atingi-las.
•
(
Bernardinho, técnico da seleção masculina de vôlei do Brasil )
•
•
ESTADO DA BAHIA
•
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAEM
•
C. N. P. J. 13.913.348/0001-11 – Pça Des. Souza Dias, 18 – Centro.
•
Telefone: (74) 3636-2012 / 2095
•
PLANO DA UNIDADE
Ano 2013
ESCOLA: Municipal Teodoro Luciano da Silva
PROFESSOR(a)
DISCIPLINA: Língua Portuguesa TURMA: 5ª série
I UNIDADE
Dias Letivos: 45 dias Aulas Previstas: 12 aulas
|
Conteúdos
|
No
de Aulas
|
01
|
Recursos Naturais – conceito e
importância
|
05
|
02
|
Conservação da água
|
07
|
Procedimentos
|
Recursos
|
1.1-Aula
expositiva participativa;
1.2-Produção
textual;
1.3-Exercícios escritos;
|
Textos xerocopiados, materiais do
aluno;
|
2.1-Aula expositiva;
2.2-Pesquisa;
2.3-Confecção de cartazes;
2.4-Atividades orais e escritas;
2.5- Produção textual;
2.6- Utilização de musicas;
|
Textos xerocopiados, papel metro,
gravuras, cola, tesoura, aparelho de som e cd, pincel atômico, materiais do
aluno;
|
|
Antes
de começar, é preciso um plano, e depois de planejar, é preciso execução
imediata.
|
|
( Sêneca )
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário