PREFEITURA MUNICIPAL DE CAEM
C. N. P. J. 13.913.348/0001-11 – Pça Des. Souza Dias, 18 –
Centro.
Telefone: (74) 3636-2012 / 2095
PLANO
DE CURSO 2013
ESCOLA: Municipal Teodoro Luciano da Silva
PROFEssora___________________________________________----
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
OBJETIVO GERAL:
·
Utilizar
a linguagem na produção de textos orais e escritos de modo a atender as
múltiplas demandas sociais e como forma de reconhecer e valorizar a linguagem
do seu grupo social como instrumento adequado e eficiente na comunicação
cotidiana;
·
Analisar
criticamente os diferentes discursos, inclusive o próprio, desenvolvendo a
capacidade de autocrítica para a aquisição de uma postura cidadã.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Ler com compreensão, criticidade,
fluência, dicção, ritmo e entonação adequados.
·
Compreender o uso da linguagem em
seus sentidos conotativo e denotativo;
·
Produzir textos coesos e coerentes,
ampliando a capacidade de análise crítica;
·
Propiciar ao aluno conhecimentos dos
aspectos gramaticais, bem como a utilização dos mesmos na sua vida prática.
As
atividades programadas serão realizadas por meio de projetos, trabalhos em
grupo, dinâmicas de grupo, produção textual, diversas leituras com análise e
interpretação, projeção de vídeos, confecção de cartazes, dramatizações,
exercícios orais e escritos, estudos dirigidos, aulas expositivas
participativas, pesquisas e entrevistas.
·
Língua
e Linguagem;
·
Variedades
Linguísticas: Linguagem formal e informal;
·
Gênero
Textual: Conto em prosa;
·
Tipos
de Frases;
·
Conto
popular em versos;
·
A
ordem das palavras nas frases;
·
Artigo;
·
Numeral;
·
Conto
popular em prosa poética;
·
Frases
e palavras;
·
Classes
de palavras;
·
Palavras
variáveis e palavras invariáveis;
·
Substantivos;
·
Adjetivos;
·
Verbo;
·
Conto
fantástico;
·
O
substantivo e seus determinantes;
·
Locuções
adjetivas;
·
Conto
baseado em fatos reais;
·
Flexão
e concordância;
·
Adjetivo;
·
Locuções
adjetivas;
·
Adjetivo
pátrio ou gentílico
·
Reportagem
e notícias: relatos
·
Pronomes
pessoais;
·
Verbo
1;
·
Diálogo
argumentativo em uma crônica;
·
Palavras
homófonas;\ Palavras homógrafas;
·
Sentido
real e sentido figurado;
·
Regras
e instruções – Texto instrucional;
·
Verbo
2:
·
Conjugações;
·
Ortografia:
- Os sons e as letras;
- Tonicidade e acentuação;
- Por que, porque, por quê,
porquê.
·
·
·
Ortografia
e acentuação gráfica;
·
Relato
e memoria; Tipos de narrador;
·
Pontuação:
Uso da vírgula;
·
Verbo:
Flexões de número, pessoa, tempo e modo; Locuções verbais; conjugações verbais;
·
Poemas:
Tipos de poemas; estrutura do poema;
·
Figuras
de linguagem: Metáfora, personificação, aliteração, trocadilho.
·
Notícia;
·
Verbo:
tempos e aspectos do presente; formas nominais; locuções verbais.
·
Adverbio
e locução adverbial.
·
Reportagem;
·
Sujeito
e predicado;
·
Frase
e oração;
·
Artigo
de opinião;
·
Tipos
de sujeito;
·
Linguagem
formal e informal;
É
importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada
passo para
atingi-las.
( Bernardinho,
técnico da seleção masculina de vôlei do Brasil )
CONTEÚDOS A SEREM
TRABALHADOS NO ANO LETIVO DE 2013 (7ª Série)
·
Conto
e epopeia;
·
Elementos
de coesão textual;
·
Frase,
oração e período;
·
Advérbios
e orações adverbiais;
·
Conto
e romance;
·
Sujeito
e predicado;
·
Pontuação;
·
Crônica
argumentativa:
·
Tipos
de sujeito;
·
Orações
sem sujeito;
·
Predicado
verbal:
·
Verbo
transitivo e intransitivo;
·
Objeto
direto e indireto;
·
Texto
de opinião: estrutura;
·
Vozes
do verbo;
·
Ortografia:
mal ou mau?
·
Adjunto:
adnominais e adverbiais;
·
Acentuação;
·
Poemas:
musicalidade e poesia;
·
Figuras
de linguagem: prosopopeia e personificação.
·
Vocativo;
·
Complemento
nominal e aposto.
·
Uso
do hífen;
É
importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada
passo para
atingi-las.
(
Bernardinho, técnico da seleção masculina de vôlei do Brasil )
·
Justaposição
de palavras e de orações;
·
Período
composto: por coordenação; por subordinação;
·
Período
composto por coordenação: classificação das orações coordenadas;
·
Conjunções/conectivos
coordenativos;
·
Crônica
e conto: semelhanças e diferenças; recursos de estilo;
·
Orações
subordinadas substantivas;
·
Sinônimos,
antônimos, parônimos, homônimos, palavras polissêmicas;
·
Romance;
·
Recursos
de linguagem empregados no romance;
·
Processo
de subordinação: elementos de coesão;
·
Oração
subordinadas adverbiais;
·
Entrevista;
·
Orações
subordinadas adjetivas;
·
Regência
verbal;
·
Editorial:
Elementos estruturadores do texto argumentativo; tipos de argumentos;
·
Coesão
textual e uso de pronomes;
·
Coerência
textual;
·
Regência
nominal e crase;
·
Artigo
de opinião;
·
Concordância;
·
Concordância
verbal e nominal;
É importante ter metas, mas
também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para
atingi-las.
(
Bernardinho, técnico da seleção masculina de vôlei do Brasil )
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAEM
C. N. P. J. 13.913.348/0001-11 – Pça Des. Souza
Dias, 18 – Centro.
Telefone: (74) 3636-2012 / 2095
PLANO DA UNIDADE
Ano 2013
ESCOLA: Municipal Teodoro Luciano da Silva
PROFESSOR(A): Laudeci Almeida Santos
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
TURMA: 6ª série
I UNIDADE
Dias Letivos: 45 dias Aulas Previstas: 24 aulas
|
Conteúdos
|
No de Aulas
|
01
|
Gênero
textual: Conto
|
04
|
02
|
Elementos
e momentos da narrativa
|
04
|
03
|
Substantivo
e seus determinantes
|
03
|
04
|
Adjetivo
e locuções adjetivas
|
04
|
05
|
Formação
de palavras
|
04
|
06
|
Projeto:
Dia Mundial da Água
|
05
|
Procedimentos
|
Recursos
|
1.1-
Leitura compartilhada;
1.2-
Interpretação de textos;
1.3-
Produção textual individual;
|
Livro
didático.
|
2.1-
Aula participativa dialogada;
2.2-
Uso de textos variados;
2.3-
Estudo sobre elementos e momentos da narrativa (conto);
2.4-
Atividades orais e escritas;
|
Livro
didático, textos digitados.
|
3.1-
Aula expositiva participativa;
3.2-
Exercícios estruturais;
3.3-
Reescrita de textos;
|
Livro
didático.
|
4.1-
Aula expositiva dialogada;
4.2-
Exercícios variados;
4.3-
Produção de textos utilizando a descrição;
|
Livro
didático, imagens.
|
5.1-
Aula expositiva participativa;
5.2-
Exercícios estruturais;
5.3-
Montagem de um painel com a formação de palavras;
|
Livro
didático, fichas, papel metro e pincel atômico e cola.
|
6.1-
Projeção de vídeo e imagens;
6.2-
Utilização de músicas;
6.3-
Produção de textos;
6.4-
Confecção de cartazes;
|
Datashow,
aparelho de som e cd, papel , metro, pincel atômico, cola, tesoura, etc.
|
|
|
( Sêneca )
|
|
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAEM
C. N. P. J. 13.913.348/0001-11 – Pça Des. Souza
Dias, 18 – Centro.
Telefone: (74) 3636-2012 / 2095
PLANO DA UNIDADE
Ano 2013
ESCOLA: Municipal Teodoro Luciano da silva
PROFESSOR (A): Laudeci Almeida Santos
DISCIPLINA: Português
TURMA: 7ª série
I UNIDADE
Dias Letivos: 45 dias Aulas Previstas: 24 aulas
|
Conteúdos
|
No de Aulas
|
01
|
Gêneros
do narrar: Conto e epopeia
|
03
|
02
|
Elemento de coesão textual
|
02
|
03
|
Frase,
oração e período
|
03
|
04
|
Advérbio
e orações adverbiais
|
04
|
05
|
Descrição na narrativa
|
03
|
06
|
Sequências discursivas
|
04
|
07
|
Projeto: Dia Mundial da Água
|
05
|
Procedimentos
|
Recursos
|
1.1-
Leitura compartilhada;
1.2-
Interpretação de textos;
|
Livro
didático.
|
2.1-
Aula expositiva participativa;
2.2-
Exercícios estruturais;
|
Livro
didático.
|
3.1-
Aula expositiva utilizando cartazes e tirinhas;
3.2-
Atividades orais e escritas;
|
Cartazes
e tirinhas.
|
4.1-
Aula expositiva dialogada;
4.2-
Exercícios variados;
|
Livro
didático.
|
5.1-
Aula expositiva participativa;
5.2-
Produção textual a partir da leitura imagética, utilizando a descrição;
|
Livro
didático, imagens.
|
6.1-
Aula expositiva abordando os tipos de sequências discursivas;
6.2-
Leitura, em grupo, de textos variados;
|
Livro
didático, textos digitados
|
7.1-
Projeção de vídeo e imagens;
7.2-
Utilização de músicas;
7.3-
Produção de textos;
7.4-
Confecção de cartazes;
|
Datashow,
aparelho de som e cd, papel , metro, pincel atômico, cola, tesoura, etc.
|
|
|
( Sêneca )
|
|
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAEM
C. N. P. J. 13.913.348/0001-11 – Pça Des. Souza
Dias, 18 – Centro.
Telefone: (74) 3636-2012 / 2095
PLANO DA UNIDADE
Ano 2013
ESCOLA: Municipal Teodoro Luciano da Silva
PROFESSOR(A):
DISCIPLINA: TURMA:
I UNIDADE
|
Conteúdos
|
No de Aulas
|
01
|
|
|
02
|
|
|
03
|
|
|
04
|
|
|
05
|
|
|
06
|
|
|
Procedimentos
|
Recursos
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
,
|
|
ESCOLA: Municipal Teodoro Luciano da Silva
PROFESSOR(A):
DISCIPLINA: TURMA:
I UNIDADE
Dias Letivos: 45 dias Aulas Previstas: 24 aulas
|
Conteúdos
|
No de Aulas
|
01
|
|
|
02
|
|
|
03
|
|
|
04
|
|
|
05
|
|
|
06
|
|
|
Procedimentos
|
Recursos
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
,
|
|
COLÈGIO: Municipal Teodoro Luciano da Silva
PROFESSOR(A): Marcelo Rocha Maia
DISCIPLINA:
História TURMA:
5ª A e B
I UNIDADE
Dias Letivos:
dias Aulas Previstas: 24 aulas
|
Conteúdos
|
No de Aulas
|
01
|
As
civilizações clássicas
|
|
02
|
Grécia
e Roma
|
|
03
|
Grécia:
do esplendor á conquista Macedônia, china, Índia e Japão.
|
|
04
|
|
|
05
|
|
|
06
|
|
|
Data da aula
|
Procedimentos
|
Recursos
|
|
29/07
|
Leitura:
Grécia o berço da cultura ocidental.
|
|
|
30/07
|
O
período arcaico: uma cultura em comum –leitura.
|
|
|
31/07
|
Exercícios
de revisão e aprofundamento.
|
|
|
05/08
|
Leitura:
o período clássico a importância da polis grega.
|
|
|
06/08
|
Leitura
do documento do modo de vida Esparta.
|
,
|
|
07/08
|
Exercícios
de revisão e aprofundamento.
|
|
|
12/08
|
Leitura:Atenas
a caminho da democracia e a educação Ateniense.
|
|
|
13/08
|
Leitura
complementar: o de prometeu e dfe Pandora.
|
|
|
14/08
|
Exercícios
de revisão e aprofundamento de estudo.
|
|
|
19/08
|
Leitura:
Grécia do esplendor a conquista
macedônica.
|
|
|
20/08
|
Confrontos
militares/ leitura e comentários.
|
|
|
21/08
|
Exercícios
para revisão e aprofundamento de estudo.
|
|
|
26/08
|
Leitura
e observação de imagens da arquitetura Grega.
|
|
|
27/08
|
A
conquista Macedônica leitura e comentários.
|
|
|
28/08
|
Exercícios
de revisão e aprofundamento de estudo.
|
|
|
02/09
|
Leitura
complementar: A poesia lírica/ atividades.
|
|
|
03/09
|
Correção
das atividades para compreensão e comentários.
|
|
|
04/09
|
Formação
do Império Romano/ monarquia Romana/ leitura.
|
|
|
09/09
|
O
Período Republicano/leitura e comentários.
|
|
|
10/09
|
Leitura:
os conflitos entre Patrícios e Plebeus.
|
|
|
11/09
|
Exercícios
de revisão e aprofundamento de estudo.
|
|
|
16/09
|
Semana
de provas.
|
|
|
|
|
|
|
Antes de começar, é preciso um
plano, e depois de planejar, é preciso execução imediata.
(Sêneca)
ESCOLA: Municipal
Teodoro Luciano da Silva
PROFESSOR(A): Marcelo Rocha Maia
DISCIPLINA: História TURMA: 6ª
I UNIDADE
Dias Letivos: 50 dias Aulas Previstas: 27 aulas
|
Conteúdos
|
No de Aulas
|
01
|
A
expansão marítima Européia.
|
|
02
|
A
America dos povos pré-colombianos.
|
|
03
|
A
colonização Espanhola na América.
|
|
04
|
|
|
05
|
|
|
06
|
|
|
Data da aula
|
Procedimentos
|
Recursos
|
|
29/07
|
Leitura:
o interesse pelo desconhecido.
|
|
|
30/07
|
O
pioneirismo em Portugal, leitura e comentários.
|
|
|
31/07
|
Exercício
para aprofundamento de estudo.
|
|
|
05/08
|
Leitura
informal: a divisão das terras do novo mundo.
|
|
|
06/08
|
Leitura
de um documento ‘a viagem de Vasco da gama’ segundo camões.
|
,
|
|
07/08
|
Exercícios
para aprofundamento de estudo.
|
|
|
12/08
|
O
encontro entre europeus e Indígenas / leitura.
|
|
|
13/08
|
Exercício
para revisão de conteúdos.
|
|
|
14/08
|
Correção
e compreensão de aprofundamento.
|
|
|
19/08
|
A América
dos povos pré-colombianos/leitura.
|
|
|
20/08
|
Leitura
e conhecimento: Astecas,Incas e Maias.
|
|
|
21/08
|
Exercícios
para revisão e aprofundamento de estudo.
|
|
|
26/08
|
Leitura:
os povos Indígenas do Brasil.
|
|
|
27/08
|
A
vida cotidiana, a arte indígena e guerra indígena.
|
|
|
28/08
|
Exercícios
para revisão de conteúdos.
|
|
|
02/09
|
Colonização
América á vida dos índios/leitura.
|
|
|
03/09
|
Leitura
complementar a organização do trabalho na sociedade coscoro.
|
|
|
04/09
|
Exercícios
para revisão de conteúdos e aprofundamento.
|
|
|
09/09
|
Leitura:
A técnica da pintura Asteca e a conquista, um Massacre.
|
|
|
10/09
|
O
papel da igreja na colonização/ leitura.
|
|
|
11/09
|
Exercício
para revisão de conteúdos e aprofundamento.
|
|
|
16/09
|
Semana
de provas.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||
ESCOLA: Municipal
Teodoro Luciano da Silva
PROFESSOR(A): Marcelo Rocha Maia
DISCIPLINA: História TURMA: 7ª
I UNIDADE
Dias Letivos: 50 dias Aulas Previstas: 27 aulas
|
Conteúdos
|
No de Aulas
|
01
|
A
corte portuguesa no Brasil
|
|
02
|
A
consolidação dos estados Americanos D. Pedro II e as regências.
|
|
03
|
D.
Pedro II e a crise do Império.
|
|
04
|
|
|
05
|
|
|
06
|
|
|
Data da aula
|
Procedimentos
|
Recursos
|
|
29/07
|
Leitura
expositiva sobre a corte Portuguesa no Rio de Janeiro.
|
|
|
30/07
|
D.
João VI no Brasil: Vistorias e Realizações.
|
|
|
31/07
|
Exercícios
para revisão de conteúdos e
aprofundamento do estudo.
|
|
|
05/08
|
Leitura
sobre a política administrativa de D. João
e a rebelião em Pernambuco.
|
|
|
06/08
|
Leitura:
A volta de D. João VI para Portugal e subúrbio em Pasta.
|
,
|
|
07/08
|
Exercícios
para revisão de conteúdos.
|
|
|
12/08
|
Leitura
informativa sobre a formação das nações americanas e D. Pedro e as regências.
|
|
|
13/08
|
Leitura:
A organização do estado brasileiro.
|
|
|
14/08
|
Exercícios
escritos para revisão dos conteúdos.
|
|
|
19/08
|
Leitura:
A dissolução das assembléias constituintes e a constituição de 1824.
|
|
|
20/08
|
O
fim do governo D. Pedro e a política no período regencial. Leitura.
|
|
|
21/08
|
Exercícios
para revisão de conteúdos e aprofundamentos.
|
|
|
26/08
|
Leitura:
A revolta dos malês 1935/e a revolta dos farrapos.
|
|
|
27/08
|
Leitura
complementar proclamação da regência.
|
|
|
28/08
|
Exercícios
para fixação da aprendizagem.
|
|
|
02/09
|
Leitura:
D. Pedro II e a crise do império.
|
|
|
03/09
|
Leitura
informativa: O Rei café.
|
|
|
04/09
|
Exercícios
escritos para aprofundamento de estudo.
|
|
|
09/09
|
Leitura:
estrada de ferro Petrópolis, a 1ª ferrovia brasileira.
|
|
|
10/09
|
Tempos
de grandes mudanças. Leitura.
|
|
|
11/09
|
Exercícios
para revisão de conteúdos e aprofundamento de estudo.
|
|
|
16/09
|
Semana
de provas.
|
Provas
digitadas.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
ESCOLA: Municipal
Teodoro Luciano da Silva
PROFESSOR(A): Marcelo Rocha Maia
DISCIPLINA: História TURMA: 8ª
I UNIDADE
Dias Letivos: 50 dias Aulas Previstas: 27 aulas
|
Conteúdos
|
No de Aulas
|
01
|
O
período entre guerras
|
|
02
|
A
segunda guerra mundial.
|
|
03
|
O
governo de Getulio Vargas.
|
|
04
|
|
|
05
|
|
|
06
|
|
|
Data da aula
|
Procedimentos
|
Recursos
|
|
29/07
|
Solicitar
um bate- papo relacionando intolerância, preconceito étnico, sócio econômico
ou de qualquer outra natureza.
|
|
|
30/07
|
Aula
expositiva sobre as raízes do totalitarismo e fascismo na Itália.
|
|
|
31/07
|
Propor
exercícios escritos sobre os temas das aulas anteriores.
|
|
|
05/08
|
Leitura
expositiva sobre a crise dde1924.
|
|
|
06/08
|
Leitura
complementar: As raízes da crise.
|
,
|
|
07/08
|
Propor
exercício oral e escrito relacionados.
|
|
|
12/08
|
Leitura
informativa sobre o ‘New Deal’
|
|
|
13/08
|
Leitura
informativa e comentários do nazismo na Alemanha.
|
|
|
14/08
|
propostas
de exercícios orais e escritos dos temas.
|
|
|
19/08
|
Leitura
sobre ditaduras na Península ibérica.
|
|
|
20/08
|
Leitura
complementar: o socialismo segundo Adolf Hitler.
|
|
|
21/08
|
Aprofundamento
de estudo revisando conteúdos 2º instrumento.
|
|
|
26/08
|
A
segunda guerra mundial leitura de um depoimento e comentários.
|
|
|
27/08
|
O
início da guerra / a política da ’solução final e a batalha da Inglaterra.
|
|
|
28/08
|
Exercício
de revisão de conteúdos.
|
|
|
02/09
|
A
União Soviética e Estados Unidos entram na guerra .leitura.
|
|
|
03/09
|
Leitura
informativa e imagens sobre o bombardeio
a Hiroshima e Nagasaki.
|
|
|
04/09
|
Atividades
para revisão de conteúdos.
|
|
|
09/09
|
O
governo de Getúlio Vargas. leitura e informação.
|
|
|
10/09
|
Leitura
e informações sobre o governo provisório e a constituição de 1934.
|
|
|
11/09
|
Exercícios
para revisão e aprofundamento de estudo.
|
|
|
16/09
|
Avaliações
da III Unidade.
|
|
|
|
Recuperação
paralela.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAEM
C. N. P. J. 13.913.348/0001-11 – Pça Des. Souza Dias, 18 –
Centro.
Telefone: (74) 3636-2012 / 2095
PLANO
DE CURSO 2013
ESCOLA: Municipal Teodoro Luciano da Silva
PROFESSOR(A): Laudeci Almeida Santos
DISCIPLINA:Eixo Temático – Meio Ambiente SERIE:5ª A
OBJETIVO GERAL:
·
Perceber-se
integrante e agente transformador do ambiente, identificando os seus elementos
e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Compreender que os recursos naturais
estão ao nosso dispor, porém utilizá-los de forma consciente;
·
Preservar o meio ambiente como de
forma de garantir a sobrevivência no nosso planeta;
·
Produzir textos coesos e coerentes,
ampliando a capacidade de análise crítica;
As atividades
programadas serão desenvolvidas através de:
Aulas expositivas e dialogadas, trabalhos individuais
ecoletivos, produção textual, diversas leituras com análise e interpretação, ,
confecção de cartazes, dramatizações, exercícios orais e escritos, estudos
dirigidos, apresentação de vídeos, músicas, cordel, pesquisas e entrevistas.
·
Recursos
naturais – conceito e importância
·
Conservação
da água;
·
Conservação
do ar;
·
Conservação
do solo;
·
Saneamento
básico;
·
O
ecossistema local fauna e flora;
·
Fonte
de energia limpa;
·
Pontos
mudanças climáticas;
·
Reciclagem
- o que é?
·
Sustentabilidade
– relação ecológica do homem com o meio.
É
importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada
passo para
atingi-las.
(
Bernardinho, técnico da seleção masculina de vôlei do Brasil )
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAEM
C. N. P. J. 13.913.348/0001-11 – Pça Des. Souza
Dias, 18 – Centro.
Telefone: (74) 3636-2012 / 2095
PLANO DA UNIDADE
Ano 2013
ESCOLA: Municipal Teodoro Luciano da Silva
PROFESSOR(A): Laudeci Almeida Santos
DISCIPLINA: Língua Portuguesa TURMA:
5ª sérieTURMA: A
I UNIDADE
Dias Letivos: 45 dias Aulas Previstas: 12 aulas
|
Conteúdos
|
No de Aulas
|
01
|
Recursos
Naturais – conceito e importância
|
05
|
02
|
Conservação
da água
|
07
|
Procedimentos
|
Recursos
|
1.1-Aula expositiva participativa;
1.2-Produção textual;
1.3-Exercícios
escritos;
|
Textos
xerocopiados, materiais do aluno;
|
2.1-Aula
expositiva;
2.2-Pesquisa;
2.3-Confecção
de cartazes;
2.4-Atividades
orais e escritas;
2.5-
Produção textual;
2.6-
Utilização de musicas;
|
Textos
xerocopiados, papel metro, gravuras, cola, tesoura, aparelho de som e cd, pincel
atômico, materiais do aluno;
|
|
|
( Sêneca )
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário