segunda-feira, 23 de março de 2015

plano de curso de Língua Portuguesa

                                                          ESTADO DA BAHIA
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAEM
C. N. P. J. 13.913.348/0001-11 – Pça Des. Souza Dias, 18 – Centro.
Telefone: (74) 3636-2012 / 2095

PLANO DE CURSO 2013

ESCOLA: Municipal Teodoro Luciano da Silva
PROFEssora___________________________________________----
DISCIPLINA: Língua Portuguesa    
OBJETIVO GERAL:
·        Utilizar a linguagem na produção de textos orais e escritos de modo a atender as múltiplas demandas sociais e como forma de reconhecer e valorizar a linguagem do seu grupo social como instrumento adequado e eficiente na comunicação cotidiana;
·        Analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o próprio, desenvolvendo a capacidade de autocrítica para a aquisição de uma postura cidadã.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        Ler com compreensão, criticidade, fluência, dicção, ritmo e entonação adequados.
·        Compreender o uso da linguagem em seus sentidos conotativo e denotativo;
·        Produzir textos coesos e coerentes, ampliando a capacidade de análise crítica;
·        Propiciar ao aluno conhecimentos dos aspectos gramaticais, bem como a utilização dos mesmos na sua vida prática.


METODOLOGIAS:
            As atividades programadas serão realizadas por meio de projetos, trabalhos em grupo, dinâmicas de grupo, produção textual, diversas leituras com análise e interpretação, projeção de vídeos, confecção de cartazes, dramatizações, exercícios orais e escritos, estudos dirigidos, aulas expositivas participativas, pesquisas e entrevistas.
                                                                                                                                                            


CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS NO ANO LETIVO DE 2013 (5ª SÉRIE)
·         Língua e Linguagem;
·         Variedades Linguísticas: Linguagem formal e informal;
·         Gênero Textual: Conto em prosa;
·         Tipos de Frases;
·         Conto popular em versos;
·         A ordem das palavras nas frases;
·         Artigo;
·         Numeral;
·         Conto popular em prosa poética;
·         Frases e palavras;
·         Classes de palavras;
·         Palavras variáveis e palavras invariáveis;
·         Substantivos;
·         Adjetivos;
·         Verbo;
·         Conto fantástico;
·         O substantivo e seus determinantes;
·         Locuções adjetivas;
·         Conto baseado em fatos reais;
·         Flexão e concordância;
·         Adjetivo;
·         Locuções adjetivas;
·         Adjetivo pátrio ou gentílico
·         Reportagem e notícias: relatos
·         Pronomes pessoais;
·         Verbo 1;
·         Diálogo argumentativo em uma crônica;


·         Palavras homófonas;\ Palavras homógrafas;
·         Sentido real e sentido figurado;
·         Regras e instruções – Texto instrucional;
·         Verbo 2:
·         Conjugações;
·         Ortografia: - Os sons e as letras;
                    - Tonicidade e acentuação;
                    - Por que, porque, por quê, porquê.























·          
·          
·          
·         Ortografia e acentuação gráfica;
·         Relato e memoria; Tipos de narrador;
·         Pontuação: Uso da vírgula;
·         Verbo: Flexões de número, pessoa, tempo e modo; Locuções verbais; conjugações verbais;
·         Poemas: Tipos de poemas; estrutura do poema;
·         Figuras de linguagem: Metáfora, personificação, aliteração, trocadilho.
·         Notícia;
·         Verbo: tempos e aspectos do presente; formas nominais; locuções verbais.
·         Adverbio e locução adverbial.
·         Reportagem;
·         Sujeito e predicado;
·         Frase e oração;
·         Artigo de opinião;
·         Tipos de sujeito;
·         Linguagem formal e informal;

É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para  atingi-las.
*      ( Bernardinho, técnico da seleção masculina de vôlei do Brasil )
*     

CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS NO ANO LETIVO DE 2013 (7ª Série)
·         Conto e epopeia;
·         Elementos de coesão textual;
·         Frase, oração e período;
·         Advérbios e orações adverbiais;
·         Conto e romance;
·         Sujeito e predicado;
·         Pontuação;
·         Crônica argumentativa:
·         Tipos de sujeito;
·         Orações sem sujeito;
·         Predicado verbal:
·         Verbo transitivo e intransitivo;
·         Objeto direto e indireto;
·         Texto de opinião: estrutura;
·         Vozes do verbo;
·         Ortografia: mal ou mau?
·         Adjunto: adnominais e adverbiais;
·         Acentuação;
·         Poemas: musicalidade e poesia;
·         Figuras de linguagem: prosopopeia e personificação.
·         Vocativo;
·         Complemento nominal e aposto.
·         Uso do hífen;
É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para                 atingi-las.
*      ( Bernardinho, técnico da seleção masculina de vôlei do Brasil )


CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS NO ANO LETIVO DE 2013 (8ª série)
·         Justaposição de palavras e de orações;
·         Período composto: por coordenação; por subordinação;
·         Período composto por coordenação: classificação das orações coordenadas;
·         Conjunções/conectivos coordenativos;
·         Crônica e conto: semelhanças e diferenças; recursos de estilo;
·         Orações subordinadas substantivas;
·         Sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, palavras polissêmicas;
·         Romance;
·         Recursos de linguagem empregados no romance;
·         Processo de subordinação: elementos de coesão;
·         Oração subordinadas adverbiais;
·         Entrevista;
·         Orações subordinadas adjetivas;
·         Regência verbal;
·         Editorial: Elementos estruturadores do texto argumentativo; tipos de argumentos;
·         Coesão textual e uso de pronomes;
·         Coerência textual;
·         Regência nominal e crase;
·         Artigo de opinião;
·         Concordância;
·         Concordância verbal e nominal;


É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para                 atingi-las.
*      ( Bernardinho, técnico da seleção masculina de vôlei do Brasil )


*    ESTADO DA BAHIA

*    PREFEITURA MUNICIPAL DE CAEM
*      C. N. P. J. 13.913.348/0001-11 – Pça Des. Souza Dias, 18 – Centro.
*      Telefone: (74) 3636-2012 / 2095
*       

PLANO DA UNIDADE
Ano 2013

ESCOLA: Municipal Teodoro Luciano da Silva
PROFESSOR(A): Laudeci Almeida Santos
DISCIPLINA: Língua Portuguesa                                                         TURMA: 6ª série

I UNIDADE
Dias Letivos: 45 dias                   Aulas Previstas: 24 aulas


Conteúdos
No de Aulas
01
Gênero textual: Conto
04
02
Elementos e momentos da narrativa
04
03
Substantivo e seus determinantes
03
04
Adjetivo e locuções adjetivas
04
05
Formação de palavras
04
06
Projeto: Dia Mundial da Água
05


Procedimentos
Recursos
1.1- Leitura compartilhada;
1.2- Interpretação de textos;
1.3- Produção textual individual;
Livro didático.
2.1- Aula participativa dialogada;
2.2- Uso de textos variados;
2.3- Estudo sobre elementos e momentos da narrativa (conto);
2.4- Atividades orais e escritas;
Livro didático, textos digitados.
3.1- Aula expositiva participativa;
3.2- Exercícios estruturais;
3.3- Reescrita de textos;

Livro didático.
4.1- Aula expositiva dialogada;
4.2- Exercícios variados;
4.3- Produção de textos utilizando a descrição;
Livro didático, imagens.
5.1- Aula expositiva participativa;
5.2- Exercícios estruturais;
5.3- Montagem de um painel com a formação de palavras;
Livro didático, fichas, papel metro e pincel atômico e cola.
6.1- Projeção de vídeo e imagens;
6.2- Utilização de músicas;
6.3- Produção de textos;
6.4- Confecção de cartazes;
Datashow, aparelho de som e cd, papel , metro, pincel atômico, cola, tesoura, etc.


Antes de começar, é preciso um plano, e depois de planejar, é preciso execução imediata.
( Sêneca )








*    ESTADO DA BAHIA

*    PREFEITURA MUNICIPAL DE CAEM
*      C. N. P. J. 13.913.348/0001-11 – Pça Des. Souza Dias, 18 – Centro.
*      Telefone: (74) 3636-2012 / 2095
*       

PLANO DA UNIDADE
Ano 2013

ESCOLA: Municipal Teodoro Luciano da silva
PROFESSOR (A): Laudeci Almeida Santos
DISCIPLINA: Português                                                 TURMA: 7ª série

I UNIDADE
Dias Letivos: 45 dias                   Aulas Previstas: 24 aulas


Conteúdos
No de Aulas
01
Gêneros do narrar: Conto e epopeia
03
02
 Elemento de coesão textual
02
03
Frase, oração e período
03
04
Advérbio e orações adverbiais
04
05
Descrição na narrativa
03
06
Sequências discursivas
04
07
Projeto: Dia Mundial da Água
05


Procedimentos
Recursos
1.1- Leitura compartilhada;
1.2- Interpretação de textos;
Livro didático.
2.1- Aula expositiva participativa;
2.2- Exercícios estruturais;
Livro didático.
3.1- Aula expositiva utilizando cartazes e tirinhas;
3.2- Atividades orais e escritas;
Cartazes e tirinhas.
4.1- Aula expositiva dialogada;
4.2- Exercícios variados;
Livro didático.
5.1- Aula expositiva participativa;
5.2- Produção textual a partir da leitura imagética, utilizando a descrição;
Livro didático, imagens.
6.1- Aula expositiva abordando os tipos de sequências discursivas;
6.2- Leitura, em grupo, de textos variados;
Livro didático, textos digitados
7.1- Projeção de vídeo e imagens;
7.2- Utilização de músicas;
7.3- Produção de textos;
7.4- Confecção de cartazes;
Datashow, aparelho de som e cd, papel , metro, pincel atômico, cola, tesoura, etc.


Antes de começar, é preciso um plano, e depois de planejar, é preciso execução imediata.
( Sêneca )














*    ESTADO DA BAHIA

*    PREFEITURA MUNICIPAL DE CAEM
*      C. N. P. J. 13.913.348/0001-11 – Pça Des. Souza Dias, 18 – Centro.
*      Telefone: (74) 3636-2012 / 2095
*       
PLANO DA UNIDADE
Ano 2013
ESCOLA: Municipal Teodoro Luciano da Silva
PROFESSOR(A):
DISCIPLINA:                                       TURMA:

I UNIDADE



Conteúdos
No de Aulas
01


02


03


04


05


06




Procedimentos
Recursos









,
Antes de começar, é preciso um plano, e depois de planejar, é preciso execução imediata. (Sêneca)





ESCOLA: Municipal Teodoro Luciano da Silva
PROFESSOR(A):
DISCIPLINA:                                       TURMA:

I UNIDADE
Dias Letivos: 45 dias                   Aulas Previstas: 24 aulas


Conteúdos
No de Aulas
01


02


03


04


05


06




Procedimentos
Recursos









,
Antes de começar, é preciso um plano, e depois de planejar, é preciso execução imediata. (Sêneca)



















COLÈGIO: Municipal Teodoro Luciano da Silva
PROFESSOR(A): Marcelo Rocha Maia
DISCIPLINA:            História                          TURMA: 5ª A e B

I UNIDADE
Dias Letivos:  dias            Aulas Previstas: 24 aulas


Conteúdos
No de Aulas
01
As civilizações clássicas

02
Grécia e Roma

03
Grécia: do esplendor á conquista Macedônia, china, Índia e Japão.

04


05


06




Data da aula
Procedimentos
Recursos
29/07
Leitura: Grécia o berço da cultura ocidental.

30/07
O período arcaico: uma cultura em comum –leitura.

31/07
Exercícios de revisão e aprofundamento.

05/08
Leitura: o período clássico a importância da polis grega. 

06/08
Leitura do documento do modo de vida Esparta.
,
07/08
Exercícios de revisão e aprofundamento.

12/08
Leitura:Atenas a caminho da democracia e a educação Ateniense.

13/08
Leitura complementar: o de prometeu e dfe Pandora.

14/08
Exercícios de revisão e aprofundamento de estudo.

19/08
Leitura: Grécia do esplendor a conquista  macedônica.

20/08
Confrontos militares/ leitura e comentários.

21/08
Exercícios para revisão e aprofundamento de estudo.

26/08
Leitura e observação de imagens da arquitetura Grega.

27/08
A conquista Macedônica leitura e comentários.

28/08
Exercícios de revisão e aprofundamento de estudo.

02/09
Leitura complementar: A poesia lírica/ atividades.

03/09
Correção das atividades para compreensão e comentários. 

04/09
Formação do Império Romano/ monarquia Romana/ leitura. 

09/09
O Período Republicano/leitura e comentários.

10/09
Leitura: os conflitos entre Patrícios e Plebeus.

11/09
Exercícios de revisão e aprofundamento de estudo.

16/09
Semana de provas.




Antes de começar, é preciso um plano, e depois de planejar, é preciso execução imediata. (Sêneca)









 ESCOLA: Municipal Teodoro Luciano da Silva
PROFESSOR(A): Marcelo Rocha Maia
DISCIPLINA:                História                      TURMA: 6ª

I UNIDADE
Dias Letivos: 50 dias                   Aulas Previstas: 27 aulas


Conteúdos
No de Aulas
01
A expansão marítima Européia.

02
A America dos povos pré-colombianos.

03
A colonização Espanhola na América.

04


05


06




Data da aula
Procedimentos
Recursos
29/07
Leitura: o interesse pelo desconhecido.

30/07
O pioneirismo em Portugal, leitura e comentários.

31/07
Exercício para aprofundamento de estudo.

05/08
Leitura informal: a divisão das terras do novo mundo.

06/08
Leitura de um documento ‘a viagem de Vasco da gama’ segundo camões.
,
07/08
Exercícios para aprofundamento de estudo.

12/08
O encontro entre europeus e Indígenas / leitura. 

13/08
Exercício para revisão de conteúdos.

14/08
Correção e compreensão de aprofundamento.

19/08
A América dos povos pré-colombianos/leitura.

20/08
Leitura e conhecimento: Astecas,Incas e Maias.

21/08
Exercícios para revisão e aprofundamento de estudo.

26/08
Leitura: os povos Indígenas do Brasil.

27/08
A vida cotidiana, a arte indígena e guerra indígena.

28/08
Exercícios para revisão de conteúdos.

02/09
Colonização América á vida dos índios/leitura.

03/09
Leitura complementar a organização do trabalho na sociedade coscoro.

04/09
Exercícios para revisão de conteúdos e aprofundamento.

09/09
Leitura: A técnica da pintura Asteca e a conquista, um Massacre.

10/09
O papel da igreja na colonização/ leitura.

11/09
Exercício para revisão de conteúdos e aprofundamento.

16/09
Semana de provas.

























Antes de começar, é preciso um plano, e depois de planejar, é preciso execução imediata. (Sêneca)









 ESCOLA: Municipal Teodoro Luciano da Silva
PROFESSOR(A): Marcelo Rocha Maia
DISCIPLINA:                História                      TURMA: 7ª

I UNIDADE
Dias Letivos: 50 dias                   Aulas Previstas: 27 aulas


Conteúdos
No de Aulas
01
A corte portuguesa no Brasil

02
A consolidação dos estados Americanos D. Pedro II e as regências.

03
D. Pedro  II e a crise do Império.

04


05


06




Data da aula
Procedimentos
Recursos
29/07
Leitura expositiva sobre a corte Portuguesa no Rio de Janeiro. 

30/07
D. João VI no Brasil: Vistorias e Realizações.

31/07
Exercícios para revisão de  conteúdos e aprofundamento do estudo.

05/08
Leitura sobre a política administrativa de D. João  e a rebelião em Pernambuco.

06/08
Leitura: A volta de D. João VI para Portugal e subúrbio em Pasta.
,
07/08
Exercícios para revisão de conteúdos.

12/08
Leitura informativa sobre a formação das nações americanas e D. Pedro e as regências.

13/08
Leitura: A organização do estado brasileiro.

14/08
Exercícios escritos para revisão dos conteúdos.

19/08
Leitura: A dissolução das assembléias constituintes e a constituição de 1824.

20/08
O fim do governo D. Pedro e a política no período regencial. Leitura.

21/08
Exercícios para revisão de conteúdos e aprofundamentos.

26/08
Leitura: A revolta dos malês 1935/e a revolta dos farrapos.

27/08
Leitura complementar proclamação da regência.

28/08
Exercícios para fixação da aprendizagem.

02/09
Leitura: D. Pedro II e a crise do império.

03/09
Leitura informativa: O Rei café.

04/09
Exercícios escritos para aprofundamento de estudo.

09/09
Leitura: estrada de ferro Petrópolis, a 1ª ferrovia brasileira. 

10/09
Tempos de grandes mudanças. Leitura.

11/09
Exercícios para revisão de conteúdos e aprofundamento de estudo.

16/09
Semana de provas.
Provas digitadas.
























Antes de começar, é preciso um plano, e depois de planejar, é preciso execução imediata. (Sêneca)


 ESCOLA: Municipal Teodoro Luciano da Silva
PROFESSOR(A): Marcelo Rocha Maia
DISCIPLINA:                História                      TURMA: 8ª

I UNIDADE
Dias Letivos: 50 dias                   Aulas Previstas: 27 aulas


Conteúdos
No de Aulas
01
O período entre guerras

02
A segunda guerra mundial.

03
O governo de Getulio Vargas.

04


05


06




Data da aula
Procedimentos
Recursos
29/07
Solicitar um bate- papo relacionando intolerância, preconceito étnico, sócio econômico ou de qualquer outra natureza.

30/07
Aula expositiva sobre as raízes do totalitarismo e fascismo  na Itália.

31/07
Propor exercícios escritos sobre os temas das aulas anteriores.

05/08
Leitura expositiva sobre a crise dde1924.

06/08
Leitura complementar: As raízes da crise.
,
07/08
Propor exercício oral e escrito relacionados.

12/08
Leitura informativa sobre o ‘New Deal’

13/08

Leitura informativa e comentários do nazismo na Alemanha.

14/08
propostas de exercícios orais e escritos dos temas.

19/08
Leitura sobre ditaduras na Península  ibérica.

20/08
Leitura complementar: o socialismo segundo Adolf Hitler.

21/08
Aprofundamento de estudo revisando conteúdos 2º instrumento.

26/08
A segunda guerra mundial leitura de um depoimento e comentários.

27/08
O início da guerra / a política da ’solução final e a batalha da Inglaterra.

28/08
Exercício de revisão de conteúdos.

02/09
A União Soviética e Estados Unidos entram na guerra .leitura.

03/09
Leitura informativa e imagens sobre o bombardeio  a Hiroshima e Nagasaki.

04/09
Atividades para revisão de conteúdos.

09/09
O governo de Getúlio Vargas. leitura e informação.

10/09
Leitura e informações sobre o governo provisório e a constituição de 1934. 

11/09
Exercícios para revisão e aprofundamento de estudo.

16/09
Avaliações da III Unidade.


Recuperação paralela.






















Antes de começar, é preciso um plano, e depois de planejar, é preciso execução imediata. (Sêneca)

ESTADO DA BAHIA
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAEM
C. N. P. J. 13.913.348/0001-11 – Pça Des. Souza Dias, 18 – Centro.
Telefone: (74) 3636-2012 / 2095

PLANO DE CURSO 2013

ESCOLA: Municipal Teodoro Luciano da Silva
PROFESSOR(A): Laudeci Almeida Santos
DISCIPLINA:Eixo Temático – Meio Ambiente         SERIE:5ª A

OBJETIVO GERAL:
·        Perceber-se integrante e agente transformador do ambiente, identificando os seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        Compreender que os recursos naturais estão ao nosso dispor, porém utilizá-los de forma consciente;
·        Preservar o meio ambiente como de forma de garantir a sobrevivência no nosso planeta;
·        Produzir textos coesos e coerentes, ampliando a capacidade de análise crítica;


METODOLOGIAS:
            As atividades programadas serão desenvolvidas através de:
Aulas expositivas e dialogadas, trabalhos individuais ecoletivos, produção textual, diversas leituras com análise e interpretação, , confecção de cartazes, dramatizações, exercícios orais e escritos, estudos dirigidos, apresentação de vídeos, músicas, cordel, pesquisas e entrevistas.

CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS NO ANO LETIVO DE 2013

·         Recursos naturais – conceito e importância
·         Conservação da água;
·         Conservação do ar;
·         Conservação do solo;
·         Saneamento básico;
·         O ecossistema local fauna e flora;
·         Fonte de energia limpa;
·         Pontos mudanças climáticas;
·         Reciclagem - o que é?
·         Sustentabilidade – relação ecológica do homem com o meio.








É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para  atingi-las.
*      ( Bernardinho, técnico da seleção masculina de vôlei do Brasil )
*     



*    ESTADO DA BAHIA

*    PREFEITURA MUNICIPAL DE CAEM
*      C. N. P. J. 13.913.348/0001-11 – Pça Des. Souza Dias, 18 – Centro.
*      Telefone: (74) 3636-2012 / 2095
*       
PLANO DA UNIDADE
Ano 2013

ESCOLA: Municipal Teodoro Luciano da Silva
PROFESSOR(A): Laudeci Almeida Santos
DISCIPLINA: Língua Portuguesa          TURMA: 5ª sérieTURMA: A

I UNIDADE
Dias Letivos: 45 dias                   Aulas Previstas: 12 aulas


Conteúdos
No de Aulas
01
Recursos Naturais – conceito e importância
05
02
Conservação da água
07

Procedimentos
Recursos
1.1-Aula expositiva participativa;
1.2-Produção textual;
1.3-Exercícios escritos;
Textos xerocopiados, materiais do aluno;

2.1-Aula expositiva;
2.2-Pesquisa;
2.3-Confecção de cartazes;
2.4-Atividades orais e escritas;
2.5- Produção textual;
2.6- Utilização de musicas;
Textos xerocopiados, papel metro, gravuras, cola, tesoura, aparelho de som e cd, pincel atômico, materiais do aluno;


Antes de começar, é preciso um plano, e depois de planejar, é preciso execução imediata.
( Sêneca )


Nenhum comentário:

Postar um comentário