Secretaria Municipal de Educação
Unidade
de Ensino:escola Teodoro Luciano da Silva
Coordenação
Núcleo:
Professor (a): Marivalda
Sousa Lima Disciplina: inglês Série/Ano 5ª e 6º ano A/B 2015
PLANO DE UNIDADE I
TEMÁTICA:
Countries and nationalities
Eixo:
|
Competência
|
Habilidades
|
Procedimento
Metodológico
|
Dimensões do
Conhecimento Linguístico: a Oralidade e a Escrita
|
Perceber a
pluralidade linguística e cultural da língua-alvo em gêneros textuais
Diversos,
|
Conhecer os
países e nacionalidades onde o inglês é a língua oficial
• Localizar os
continentes e as regiões onde se situam os países da língua alvo
Conhecer os
aspectos formais e informais da língua
• Interagir em
situações cotidianas que demonstrem civilidade e respeito ao próximo
• Utilizar a língua
inglesa para expressar atividades desenvolvidas no dia-a-dia,
Utilizar a língua inglesa para expressar atividades
desenvolvidas no dia-a-dia, gostos e preferências em
relação ao
vestuário e alimentação, música e esporte
• Selecionar
recursos que favoreçam à descrição de características físicas, personalidade
etc.
|
Abordagem da cultura e das representações da língua-alvo, fazerem uma
pequenai apresentação dos aspectos
culturais mais
significativos de cada país ou ilustrarem os empréstimos linguísticos da
língua alvo.
Ademais, esse trabalho poderá ter como base, variados gêneros textuais, como mapas,
jornais, revistas, receitas culinárias, guias e roteiros turísticos, anúncios
de shows, programações de televisão, propagandas, cartoons, entrevistas,
músicas, a fim de trabalhar
vocabulário,
identificação das variações linguísticas e estruturas sintáticas,
Greetngs- Good morning!
Good afternoon!
Good evening!
Good night!
Atividade de extensão
Peça, então, que
enumerem quatro linhas em seus cadernos,
de 1 a 4, e
comece o ditado, dizendo o Ditado número
e a palavra.
1. NAME
2. MORNING
3. THANKS
4. NIGHT Relembre
com os alunos a estrutura do diálogo apresentado
nas páginas de abertura: “Good morning / afternoon /
evening
/ Night, . How are you?”, “Hi, . I’m
Fine, thanks.”.
Combinem com os
alunos códigos diferentes para representar os quatro períodos do dia
mencionados no vocabulário
estudado. Por
exemplo, levantar os braços para o período
da manhã, duas
palmas para o período da tarde, um pulinho
para o início da
noite e a cabeça inclinada para o lado, sobre
as duas mãos
unidas, para o final da noite.
Toque uma música
e peça aos alunos que circulem pela sala etc
Expansão
de vocabulário
bird: pássaro
bust: busto
door: porta
flowers: flores
lunchbox:
lancheira
moon: lua
pants: calças
principal:
diretor de escola
school bus: ônibus escolar
school uniform: uniforme
escolar
schoolbag:
mocansão dE vocabulário
sidewalk: calçada
skirt: saia
smoke: fumaça
sneakers or
tennis
shoes: tênis
stars: estrelas
statue: estátua
street: rua
sun: sol
tie: gravata
trees: árvores
T-shirt: camiseta
window: janela
Tic
Tac Toe (jogo da velha)
Material
necessário:
Giz e quadro.
Dinâmica:
O professor
divide a turma em duas equipes: uma será represetada pelo X e a outra pelo O
no jogo da velha. Em seguida, ele
desenha um jogo
da velha no quadro e enumera cada espaço de 1 a 9, conforme representado a
seguir:
1 2 3
4 5 6
7 8 9
Para que o grupo tenha direito de colocar o X ou o O em
alguma casda. deve executar em inglês a tarefa correspoondente ao número
daquela casa, já previamente preparada pelo professor.
Sugestões de
tarefas (enumere as tarefas de 1 a 9 para
facilitar):
1 Diga três
cores.
2 Conte de 1 a…
3 Faça uma
pergunta.
4 Diga o nome de
um brinquedo.
5 Pergunte o nome
de seu colega da esquerda.
6 Cante uma
música.
7 Conte quantas
canetas há em seu estojo.
8 Diga o nome de
algo que está em sua mochila.
9 Diga o nome de
dois alimentos.
|
Eixo:
|
Competência
|
Habilidades
|
Procedimento
Metodológico
|
|
|
|
Tic Tac Toe (jogo
da velha)
|
Obs:___todos
conteúdos estão descritos nos procedimentos metodológcos._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário